Encaminhe o título original: A Presidência de Trump abala as criptomoedas! Entrevistas exclusivas com especialistas do setor - uma visão abrangente do cenário Web3
Ninguém esperava - no primeiro dia no cargo, o recém-eleito presidente dos EUA, Donald Trump, não mencionou criptomoeda. Em vez de abordar políticas, ele se concentrou exclusivamente no lançamento de seu próprio token. Em 18 de janeiro (horário de Pequim), Trump foi às redes sociais para anunciar o lançamento de sua moeda meme pessoal, $TRUMP, que disparou para quase $30 bilhões em valor de mercado em meio dia. Dois dias depois, sua esposa, Melania Trump, seguiu o exemplo, anunciando o lançamento de sua própria moeda meme, $MELANIA, no X (antigo Twitter), alcançando rapidamente uma avaliação de $5 bilhões. Enquanto isso, o projeto de cripto da família Trump, World Liberty, gastou $9,29 milhões via Cow Protocol para comprar 88,02 WBTC logo após a cerimônia de posse. Enquanto as pessoas aguardavam ansiosamente o primeiro discurso de Trump para apresentar novas políticas de criptomoeda e impulsionar o mercado, ele permaneceu incomumente silencioso sobre o assunto.
Este silêncio enviou ondas de choque através do mercado de criptografia, levando a uma queda acentuada. De acordo com os dados da CNBC, Bitcoin caiu 4.47%, enquanto Ethereum caiu 4,45%, com Solana a experimentar a maior queda de 14,32%.
Por trás da frenesi contínua do Bitcoin está uma mistura de sinais políticos imprevisíveis, baleias de mercado pacientemente esperando, ganância generalizada dos investidores e uma onda de novatos hesitantes à porta do mercado. Mesmo agora, com o preço do Bitcoin tendo se multiplicado milhões de vezes desde o seu início, os céticos continuam questionando sua legitimidade. No entanto, um grupo de primeiros adotantes, firmes em suas crenças, permanece profundamente investido, antecipando o amanhecer de uma nova era. À medida que a lógica tradicional de investimento financeiro se desvenda gradualmente, a pergunta permanece - quem está realmente comemorando o sucesso do Bitcoin em meio à frenesi do mercado? Quem pode resistir à tentação e permanecer fiel a si mesmo diante da ganância? Nessa constante disputa entre céticos e crentes, Coelho de Silícioenvolvido em conversas profundas com profissionais de diferentes setores no espaço Web3 no Vale do Silício, oferecendo um vislumbre das perspectivas e realidades diversas dentro da indústria Web3.
Na visão de Su Su, Bitcoin e Ethereum são os melhores representantes das criptomoedas “ortodoxas”.
Como a primeira criptomoeda oficialmente lançada, o Bitcoin já foi equiparado ao mercado de criptografia. Com a adição de 12.000+ novas criptomoedas, a dominância do Bitcoin no mercado diminuiu, mas ainda representa 60% do mercado.
Ao contrário das finanças tradicionais, a criptomoeda é marcada pelo seu comércio 24/7, descentralização e transações peer-to-peer, todas as quais lhe deram uma reputação de 'liberdade'. Ao longo do tempo, o Bitcoin passou por três grandes momentos de viragem.
Inicialmente, o Bitcoin era visto como um símbolo de apoio à tecnologia criptográfica, um reconhecimento de valor. Em 2021, os ETFs futuros de Bitcoin foram aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), impulsionando o Bitcoin de um "ativo de nicho" para um "ativo mainstream".
Susu encontrou o Bitcoin pela primeira vez durante essa onda de adoção. Na época, ela estava ocupada se preparando para os exames da escola de pós-graduação quando recebeu uma oferta de emprego a tempo parcial de seu antigo empregador para ajudar nas operações. Com uma mistura de curiosidade e hesitação, ela deu seu primeiro passo no mundo do Web3.
Olhando para trás, nos primeiros dias no espaço, Susu sente que a Web3 tem transformou profundamente a sua vida.“Agora percebo que as atividades financeiras estão muito mais próximas das nossas vidas diárias do que eu pensava. Coisas como NFTs e caixas misteriosas são, essencialmente, produtos financeiros.” Depois de navegar pela indústria de criptomoedas, ela gradualmente desmistificou as finanças.
Esta experiência permitiu-lhe manter um sentido de calma numa indústria conhecida pela sua volatilidade. No espaço cripto, muitos esperam tornar-se na próxima história de sucesso da noite para o dia, mas uma vez que está na mesa, libertar-se da ganância humana não é tarefa fácil.
“Passei pelo último mercado de alta do Bitcoin. Comprei nos pontos baixos por volta de $10.000 a $20.000 e aumentei confiantemente minha posição quando subiu para $70.000 a $80.000. Durante o processo, muitas vezes senti empolgação devido às oscilações de preço, mas também experimentei ansiedade e dúvidas durante as quedas do mercado”, lembra. Com o tempo, ela decidiu se tornar uma “HODLer”, optando por acumulação a longo prazo com negociações estratégicas ocasionais. Tendo passado uma quantidade significativa de tempo na indústria, Susu acredita que essas experiências têm sido inestimáveis. “Agora eu acho que o melhor momento para investir é quando você é jovem, porque mesmo se você perder, é apenas uma pequena quantia de dinheiro que não afetará significativamente sua vida. Além disso, você pode obter novas perspectivas no processo.”
Se a volatilidade é o tema subjacente da indústria de criptomoedas, a crença é o seu pilar central. Susu acredita firmemente que o Bitcoin é um investimento a longo prazo, podendo potencialmente tornar-se o próximo 'ouro digital'. 'Para os recém-chegados, é difícil desenvolver esse tipo de crença. Mas depois de passar por vários ciclos de mercado, você começa a se envolver. Através de validação contínua, sua perspectiva começa a mudar e, eventualmente, você começa a acreditar. A parte mais fascinante é a diversidade de pessoas que você encontra - cada uma com seu próprio estilo - e a montanha-russa emocional constante do mercado. No entanto, sempre há pessoas entrando apressadas.'
Como Susu, Alexis recebeu uma oferta de emprego de uma empresa Web3, Bybit, por volta de 2021, o que marcou sua primeira imersão profunda no Bitcoin e na tecnologia blockchain. Gradualmente, ele se tornou uma parte integral do espaço criptográfico. Naquela época, o Bitcoin estava sendo negociado por volta de $40.000.
Trabalhar numa empresa Web3 é bastante diferente das empresas tradicionais. Bônus e incentivos de desempenho geralmente são pagos não em moedas fiduciárias, mas em stablecoins de nicho ou até mesmo Bitcoin. Alexis lembra que seu primeiro bônus de projeto foi pago em USDT, uma moeda virtual atrelada ao dólar americano. Ao longo dos anos, à medida que o preço do Bitcoin subiu, o valor do USDT também viu uma ligeira valorização. Em 2022, Alexis decidiu converter seu USDT em yuan chinês e acabou obtendo um lucro significativo em comparação com quando recebeu inicialmente o bônus.
Para além dos bónus do projeto, as empresas Web3 oferecem uma variedade de iniciativas para incentivar os funcionários a envolverem-se com criptomoedas de diferentes formas. 'Nos primeiros dias, a empresa tinha um programa de recompensa por bugs - se encontrasses um bug na plataforma, receberias uma recompensa em dinheiro em criptomoedas', partilhou Alexis. Ao longo dos anos, vários funcionários alcançaram a liberdade financeira simplesmente ao participarem nestes programas.
A liberdade financeira parece ser um tema recorrente no mundo Web3, com inúmeras histórias de sucesso constantemente alimentando as ambições das pessoas. Alexis testemunhou pessoalmente muitos indivíduos alcançando a independência financeira de maneiras criativas. Uma dessas histórias envolve uma garota da Geração Z que lançou seu próprio token, fez fortuna e orgulhosamente "se aposentou".
No entanto, o outro lado da moeda conta uma história diferente. Algumas pessoas perderam tudo com uma única decisão de investimento ruim. Em 5 de dezembro de 2024, o Bitcoin caiu mais de 10% em um único dia, causando mais de $1,087 bilhão em liquidações, com 210.000 contas de investidores eliminadas. Antes disso, as falências das bolsas de criptomoedas Hotbit e Bittrex deixaram muitos investidores com perdas devastadoras. Alexis também viu vítimas de perto - um parente dele foi atraído para comprar uma grande quantidade de "shitcoins", apenas para a equipe do projeto desaparecer, resultando em perdas financeiras significativas.
Apesar dos repetidos avisos de alto risco que constantemente lembram os investidores dos perigos potenciais, as pessoas continuam a se dirigir ao espaço cripto. Mesmo executivos de alto escalão de gigantes tradicionais de tecnologia, como gerentes de nível P8 e P9, aceitaram cortes de salários para mudar para empresas Web3 na esperança de aproveitar novas oportunidades.
"No entanto, a maioria das pessoas ainda pensa na mentalidade tradicional da Web2 e não se envolve ativamente nas negociações da Web3, o que dificulta encontrar o talento certo", observou Alexis. Hoje em dia, a maioria das empresas Web3 exige que os novos contratados tenham contas de criptomoedas e experiência em negociações. Uma rápida olhada em plataformas de emprego como Boss Zhipin e Maimai revela que a maioria das vagas de emprego exige explicitamente experiência em negociações de criptomoedas. Os salários para essas funções podem ser várias vezes mais altos do que posições semelhantes em indústrias tradicionais de consumo."
Quando perguntado por que tantos de seus ex-colegas de grandes empresas de tecnologia estão se juntando a empresas Web3, Alexis compartilhou que muitos acreditam que a descentralização e a transição da internet para Web3 representam futuras direções promissoras, potencialmente detendo a próxima onda de oportunidades de internet.
Ao contrário de muitos que simplesmente observam o frenesi do mercado do Bitcoin, May Wongidentificou cedo o potencial da Web3 e fez parte da onda que aproveitou estas oportunidades. No final de 2022, embarcou na sua jornada empreendedora da Web3, fundando SoSoValue, uma plataforma de informações sobre criptomoedas voltada para investidores profissionais.
May Wong acredita que a indústria financeira está passando por uma nova revolução e que o mercado carece de uma plataforma de rastreamento de informações de terceiros para monitorar continuamente os dados financeiros. SoSoValue foi criado para preencher essa lacuna e fornecer informações valiosas aos investidores. O nome 'SoSoValue' significa 'a maioria das criptomoedas, hoje em dia sem valor, apenas mais ou menos' - refletindo sua crença de que a maioria do crescimento de valor hoje está concentrada em criptomoedas líderes como Bitcoin e Ethereum, enquanto outras são apenas medíocres.
Atualmente, a SoSoValue conta com mais de 200.000 usuários ativos diários, sendo a maioria proveniente da América do Norte, Singapura, Japão e mercados do Sudeste Asiático como o Vietnã. A plataforma possui mais de 8 milhões de usuários ativos. Em 8 de janeiro, a empresa anunciou uma rodada adicional de financiamento de $15 milhões liderada por Hongshan, SmallSpark, Mirana Ventures e Safepal, elevando sua avaliação para $200 milhões.
May Wong revelou que a plataforma tem visto um rápido crescimento de usuários recentemente, com muitos fazendo a transição dos mercados de investimento tradicionais para a criptomoeda. “A maioria das empresas de capital de risco ainda está relativamente familiarizada com o mercado secundário, então uma plataforma de informações amigável aos usuários ajudará a acessar rapidamente os dados de que precisam.”
May Wong explica que no sistema financeiro, aplica-se o princípio "Top to Down" - informações importantes são apresentadas primeiro, o que está alinhado com as indústrias tradicionais. No entanto, Web3 tem uma característica única: as criptomoedas operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, exigindo um rastreamento contínuo de informações.
Para resolver isso, SoSoValue integra vários recursos como TokenBar, sites oficiais e whitepapers, permitindo aos usuários acessar rapidamente dados abrangentes. "Atualmente, a plataforma TokenBar tem mais de 3 milhões de usuários, com uma base de usuários ativos diários superior a 30.000." Ela observou que os usuários da SoSoValue estão principalmente focados no acompanhamento do crescimento do setor, e a plataforma tem visto um crescimento particularmente forte em mercados emergentes como Vietnã, Rússia e Turquia, onde as gerações mais jovens são altamente receptivas e rápidas para adotar novas tecnologias.
Antes de 2024, o Web3 ainda estava em seu Cripto Nativofase, com jogadores principais sendo fortes adeptos do ecossistema do Bitcoin. Os ciclos de mercado seguiram os ciclos de mineração. No entanto, com a crescente adoção do Bitcoin por meio de stablecoins e aprovações de ETFs, ele tem gradualmente ganhado reconhecimento no mercado mainstream. 'Pelo menos na América do Norte, o Bitcoin conquistou a aprovação da maioria dos investidores'.
Os dados de pesquisa apoiam esta tendência. Segundo um relatório da New World Wealth e da Henley & Partners, em agosto de 2024, o número de milionários de criptomoedas a nível mundial cresceu 95% em relação ao ano anterior, atingindo 172.300 indivíduos. O número de pessoas com mais de $1 milhão em Bitcoin aumentou 103% para 85.400, com 325 indivíduos detendo mais de $100 milhões em ativos de criptomoeda.
“Costumava ser apenas um pequeno grupo de pessoas que nutriam a semente de criptomoeda com esforço incansável. Agora, finalmente podemos ver que a semente está brotando. Esperamos que cresça para uma floresta no futuro”, afirmou May Wong. Ela acredita que a indústria de criptomoedas ainda está em seus estágios iniciais, com o cenário de mercado longe de estar resolvido.
Esta incerteza tem desencadeado debates contínuos dentro da indústria sobre a direção futura do ecossistema cripto - especificamente, como as trocas descentralizadas e centralizadas podem coexistir. May Wong vê as trocas centralizadas como semelhantes aos mercados tradicionais de negociação, oferecendo uma curva de aprendizado mais baixa e uma integração mais fácil para novos investidores. Por outro lado, as trocas descentralizadas representam uma visão idealizada, que muitos no espaço cripto aspiram a alcançar.
"Aqueles que já estão prestando atenção à cripto são afortunados," disse May Wong. "Daqui para frente, a chave é permanecer no jogo." Ela acredita que muitos ainda percebem o Bitcoin e a cripto como uma aposta. Seu conselho para os investidores é: "Primeiro, reconhecer a diferença entre golpes, apostas e atividades financeiras. As finanças criam valor para a sociedade, ao passo que as duas primeiras não o fazem. A longo prazo, a cripto é a base do novo sistema financeiro na era digital. O segundo é realmente participar do espaço cripto e tornar-se um crente. O terceiro é garantir que você possa suportar a volatilidade do mercado nos próximos 20 anos sem se abalar. Se conseguir fazer isso, a nova era será sua para abraçar."
Ao contrário da animação no mercado secundário, Kevin acredita que investir em projetos Web3 no mercado primário tornou-se mais desafiador. "Em geral, a sensação é de que não é nem ruim nem particularmente bom", acrescenta. "Mas o Web3 está avançando constantemente."
Como gestor de investimentos, Kevin concentra-se menos nas flutuações de preços do Bitcoin em comparação com os investidores de varejo. Em vez disso, ele observou que nos últimos dois anos, o aumento dos preços do Bitcoin tem impulsionado uma maior atenção do mercado, mas o próprio ecossistema Bitcoin não viu nenhum avanço substancial. 'Quanto mais desenvolvido o ecossistema Bitcoin se torna, maior é a sua liquidez e mais diversificadas serão suas aplicações'.
De uma perspectiva de mercado geral, alguns tokens estão se tornando mais mainstream, enquanto a tecnologia e o ecossistema do Bitcoin estão cada vez mais entrelaçados com o crescimento da comunidade, indicando que a Web3 ainda oferece novas oportunidades.
Por exemplo, as moedas derivadas de Meme, ou 'tokens baseados em meme', estão ganhando popularidade. Esses tokens geralmente atraem usuários construindo comunidades envolventes e divertidas. Exemplos conhecidos incluem Dogecoin (DOGE) e PNUT, com o Dogecoin já alcançando uma capitalização de mercado de $55 bilhões.
Além disso, o mercado de Ordinais e inscrições do Bitcoin está em alta. Um dos principais tokens de inscrição, DOG•GO•TO•THE•MOON (DOG), tornou-se um token líder nesse nicho, com uma capitalização de mercado superior a $300 milhões. De acordo com dados da OKX, o DOG agora possui mais de 73.000 detentores.
À medida que surgem novos mercados, as formas de se envolver com criptomoedas tornaram-se mais diversificadas. No entanto, encontrar projetos de qualidade continua a ser um desafio.
Semelhante à era Web2, a lógica de investimento na Web3 ainda gira em torno de encontrar os melhores talentos, criar os melhores projetos e desenvolver aplicações amigáveis, limpas e eficientes para os usuários.
Atualmente, Kevin está principalmente focado em duas direções principais neste estágio - projetos que se integram profundamente com blockchains públicos e projetos que podem conectar aplicações tradicionais da Web2 à Web3, quebrando as barreiras existentes para a adoção mainstream. No entanto, com mais talento de alta tecnologia migrando para o setor de IA em crescimento, a Web3 está enfrentando uma fuga de talentos, tornando projetos de alta qualidade cada vez mais raros.
“A avaliação é fundamental ao investir em projetos Web3 hoje”, enfatiza Kevin. Ele destaca que o Web3 entrou em uma cilada cíclica na segunda metade deste ano - em que dinheiro quente flui para projetos, impulsionando as avaliações muito altas; as avaliações infladas então criam bolhas na indústria; essas bolhas tornam difícil sustentar mais avaliações, resultando em uma queda nos participantes ativos. Esse ciclo se repete, tornando difícil para muitos projetos alcançar um crescimento sustentável.
“Sinto que ainda não chegamos verdadeiramente ao momento Web3. O ecossistema atual está em algum lugar entre Web2 e Web3 - por volta de Web2.5”, acrescenta ele.
Após dois anos no espaço de investimento Web3, Sam, um gestor de investimentos Web3, observou que, enquanto a onda Web3 continua a atrair mais pessoas, os projetos de alta qualidade estão a tornar-se cada vez mais escassos, com muito poucos novos a surgir.
Ele atribui essa tendência a dois motivos principais: um, requisitos mais rigorosos de listagem em exchanges. Com as exchanges se tornando mais regulamentadas, conseguir que um novo token seja listado em plataformas importantes é significativamente mais desafiador do que era há alguns anos. Como resultado, projetos em estágio inicial enfrentam dificuldades para garantir listagens, os termos de desbloqueio se tornaram mais rigorosos e os fundos lutam para sair com altos retornos, tornando o cenário de investimento mais difícil. Em segundo lugar, o encolhimento do capital de investimento. Este ano, o capital de investimento geral teve uma contração, com mais fundos fluindo para o setor de IA em expansão e ETFs de BTC. Como resultado, a quantidade de capital fluindo para o ecossistema Web3 é muito menor do que no último mercado de alta.
Sam fez a transição para investimentos em Web3 por volta de 2022 e, nos últimos dois anos, investiu em vários projetos Web3 promissores.
Em comparação com os investimentos tradicionais na Web2, os investidores da Web3 em estágio inicial dão maior ênfase ao nível de inovação técnica trazido pelos empreendedores. 'Embora a Web3 não exija que os fundadores tenham formação acadêmica forte como antes, o talento, os recursos da equipe e a capacidade de converter recursos em crescimento continuam sendo cruciais.'
Em termos de áreas de foco, Sam observa que não houve muita inovação neste mercado em alta do Web3. Apesar do constante impulso por uma transformação na internet, as tendências de desenvolvimento têm se concentrado cada vez mais na melhoria dos sistemas de pagamento financeiro descentralizados, tornando o Web3 mais semelhante a um setor de fintech on-chain. Outras experiências de aplicativos, como jogos e plataformas sociais, ainda estão significativamente atrasadas em relação aos produtos Web2. Para expandir para cenários de aplicação mais amplos, são necessárias tecnologias de blockchain subjacentes mais estáveis e robustas.
"A indústria Web3 está, sem dúvida, progredindo, e o desempenho das tecnologias subjacentes está melhorando gradualmente, mas produtos e tecnologias transformadores e inovadores permanecem escassos, e a atividade geral de investimento desacelerou", observou Sam. Durante o último bull market, Sam se deparou com vários projetos promissores, alguns dos quais alcançaram retornos de até 10x.
Com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, retornando ao cargo, as incertezas regulatórias de longa data em torno das criptomoedas deixam muitos se perguntando - para onde as coisas vão a partir daqui?"O melhor resultado seria se Trump não fizesse nada depois de assumir o cargo,"foi um sentimento comum ecoado pela maioria dos entrevistados. As conversas revelaram que a presidência de Trump introduz incertezas significativas e potenciais riscos para o cenário cripto.
A partir das perspectivas partilhadas por múltiplos entrevistados, o consenso de mercado predominante é que o Bitcoin estabilizando em torno de $100,000 este ano já seria considerado um sucesso. Muitos participantes também enfatizaram a ideia de que "seja você rico ou não, é sábio deter algum Bitcoin." Eles concordam em grande parte numa coisa - o Bitcoin é ouro digital.
“O dinheiro no banco não é realmente seu dinheiro; só pertence a você quando está armazenado em uma carteira descentralizada,”eles afirmaram coletivamente. Para a maioria dos detentores de Bitcoin hoje, a expectativa principal deles é que o Bitcoin supere as taxas de inflação existentes.
Atualmente, a maioria dos investimentos em Web3 está concentrada no Sudeste Asiático e na América do Norte. Os sistemas de pagamento financeiro altamente desenvolvidos da China levaram muitos investidores iniciais a se concentrarem em empreendedores chineses, com inúmeras pessoas fazendo lucros significativos silenciosamente sob a superfície deste boom cripto.
Embora muitos ainda percebam a Web3 como um futuro distante, a história mostra que antes de cada grande transformação tecnológica, a internet sempre passou por várias fases de evolução. Onde as marés da mudança tecnológica fluirão em seguida permanece incerto, mas talvez o tempo forneça a essa geração de sonhadores as respostas que procuram.
Partager
Contenu
Encaminhe o título original: A Presidência de Trump abala as criptomoedas! Entrevistas exclusivas com especialistas do setor - uma visão abrangente do cenário Web3
Ninguém esperava - no primeiro dia no cargo, o recém-eleito presidente dos EUA, Donald Trump, não mencionou criptomoeda. Em vez de abordar políticas, ele se concentrou exclusivamente no lançamento de seu próprio token. Em 18 de janeiro (horário de Pequim), Trump foi às redes sociais para anunciar o lançamento de sua moeda meme pessoal, $TRUMP, que disparou para quase $30 bilhões em valor de mercado em meio dia. Dois dias depois, sua esposa, Melania Trump, seguiu o exemplo, anunciando o lançamento de sua própria moeda meme, $MELANIA, no X (antigo Twitter), alcançando rapidamente uma avaliação de $5 bilhões. Enquanto isso, o projeto de cripto da família Trump, World Liberty, gastou $9,29 milhões via Cow Protocol para comprar 88,02 WBTC logo após a cerimônia de posse. Enquanto as pessoas aguardavam ansiosamente o primeiro discurso de Trump para apresentar novas políticas de criptomoeda e impulsionar o mercado, ele permaneceu incomumente silencioso sobre o assunto.
Este silêncio enviou ondas de choque através do mercado de criptografia, levando a uma queda acentuada. De acordo com os dados da CNBC, Bitcoin caiu 4.47%, enquanto Ethereum caiu 4,45%, com Solana a experimentar a maior queda de 14,32%.
Por trás da frenesi contínua do Bitcoin está uma mistura de sinais políticos imprevisíveis, baleias de mercado pacientemente esperando, ganância generalizada dos investidores e uma onda de novatos hesitantes à porta do mercado. Mesmo agora, com o preço do Bitcoin tendo se multiplicado milhões de vezes desde o seu início, os céticos continuam questionando sua legitimidade. No entanto, um grupo de primeiros adotantes, firmes em suas crenças, permanece profundamente investido, antecipando o amanhecer de uma nova era. À medida que a lógica tradicional de investimento financeiro se desvenda gradualmente, a pergunta permanece - quem está realmente comemorando o sucesso do Bitcoin em meio à frenesi do mercado? Quem pode resistir à tentação e permanecer fiel a si mesmo diante da ganância? Nessa constante disputa entre céticos e crentes, Coelho de Silícioenvolvido em conversas profundas com profissionais de diferentes setores no espaço Web3 no Vale do Silício, oferecendo um vislumbre das perspectivas e realidades diversas dentro da indústria Web3.
Na visão de Su Su, Bitcoin e Ethereum são os melhores representantes das criptomoedas “ortodoxas”.
Como a primeira criptomoeda oficialmente lançada, o Bitcoin já foi equiparado ao mercado de criptografia. Com a adição de 12.000+ novas criptomoedas, a dominância do Bitcoin no mercado diminuiu, mas ainda representa 60% do mercado.
Ao contrário das finanças tradicionais, a criptomoeda é marcada pelo seu comércio 24/7, descentralização e transações peer-to-peer, todas as quais lhe deram uma reputação de 'liberdade'. Ao longo do tempo, o Bitcoin passou por três grandes momentos de viragem.
Inicialmente, o Bitcoin era visto como um símbolo de apoio à tecnologia criptográfica, um reconhecimento de valor. Em 2021, os ETFs futuros de Bitcoin foram aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), impulsionando o Bitcoin de um "ativo de nicho" para um "ativo mainstream".
Susu encontrou o Bitcoin pela primeira vez durante essa onda de adoção. Na época, ela estava ocupada se preparando para os exames da escola de pós-graduação quando recebeu uma oferta de emprego a tempo parcial de seu antigo empregador para ajudar nas operações. Com uma mistura de curiosidade e hesitação, ela deu seu primeiro passo no mundo do Web3.
Olhando para trás, nos primeiros dias no espaço, Susu sente que a Web3 tem transformou profundamente a sua vida.“Agora percebo que as atividades financeiras estão muito mais próximas das nossas vidas diárias do que eu pensava. Coisas como NFTs e caixas misteriosas são, essencialmente, produtos financeiros.” Depois de navegar pela indústria de criptomoedas, ela gradualmente desmistificou as finanças.
Esta experiência permitiu-lhe manter um sentido de calma numa indústria conhecida pela sua volatilidade. No espaço cripto, muitos esperam tornar-se na próxima história de sucesso da noite para o dia, mas uma vez que está na mesa, libertar-se da ganância humana não é tarefa fácil.
“Passei pelo último mercado de alta do Bitcoin. Comprei nos pontos baixos por volta de $10.000 a $20.000 e aumentei confiantemente minha posição quando subiu para $70.000 a $80.000. Durante o processo, muitas vezes senti empolgação devido às oscilações de preço, mas também experimentei ansiedade e dúvidas durante as quedas do mercado”, lembra. Com o tempo, ela decidiu se tornar uma “HODLer”, optando por acumulação a longo prazo com negociações estratégicas ocasionais. Tendo passado uma quantidade significativa de tempo na indústria, Susu acredita que essas experiências têm sido inestimáveis. “Agora eu acho que o melhor momento para investir é quando você é jovem, porque mesmo se você perder, é apenas uma pequena quantia de dinheiro que não afetará significativamente sua vida. Além disso, você pode obter novas perspectivas no processo.”
Se a volatilidade é o tema subjacente da indústria de criptomoedas, a crença é o seu pilar central. Susu acredita firmemente que o Bitcoin é um investimento a longo prazo, podendo potencialmente tornar-se o próximo 'ouro digital'. 'Para os recém-chegados, é difícil desenvolver esse tipo de crença. Mas depois de passar por vários ciclos de mercado, você começa a se envolver. Através de validação contínua, sua perspectiva começa a mudar e, eventualmente, você começa a acreditar. A parte mais fascinante é a diversidade de pessoas que você encontra - cada uma com seu próprio estilo - e a montanha-russa emocional constante do mercado. No entanto, sempre há pessoas entrando apressadas.'
Como Susu, Alexis recebeu uma oferta de emprego de uma empresa Web3, Bybit, por volta de 2021, o que marcou sua primeira imersão profunda no Bitcoin e na tecnologia blockchain. Gradualmente, ele se tornou uma parte integral do espaço criptográfico. Naquela época, o Bitcoin estava sendo negociado por volta de $40.000.
Trabalhar numa empresa Web3 é bastante diferente das empresas tradicionais. Bônus e incentivos de desempenho geralmente são pagos não em moedas fiduciárias, mas em stablecoins de nicho ou até mesmo Bitcoin. Alexis lembra que seu primeiro bônus de projeto foi pago em USDT, uma moeda virtual atrelada ao dólar americano. Ao longo dos anos, à medida que o preço do Bitcoin subiu, o valor do USDT também viu uma ligeira valorização. Em 2022, Alexis decidiu converter seu USDT em yuan chinês e acabou obtendo um lucro significativo em comparação com quando recebeu inicialmente o bônus.
Para além dos bónus do projeto, as empresas Web3 oferecem uma variedade de iniciativas para incentivar os funcionários a envolverem-se com criptomoedas de diferentes formas. 'Nos primeiros dias, a empresa tinha um programa de recompensa por bugs - se encontrasses um bug na plataforma, receberias uma recompensa em dinheiro em criptomoedas', partilhou Alexis. Ao longo dos anos, vários funcionários alcançaram a liberdade financeira simplesmente ao participarem nestes programas.
A liberdade financeira parece ser um tema recorrente no mundo Web3, com inúmeras histórias de sucesso constantemente alimentando as ambições das pessoas. Alexis testemunhou pessoalmente muitos indivíduos alcançando a independência financeira de maneiras criativas. Uma dessas histórias envolve uma garota da Geração Z que lançou seu próprio token, fez fortuna e orgulhosamente "se aposentou".
No entanto, o outro lado da moeda conta uma história diferente. Algumas pessoas perderam tudo com uma única decisão de investimento ruim. Em 5 de dezembro de 2024, o Bitcoin caiu mais de 10% em um único dia, causando mais de $1,087 bilhão em liquidações, com 210.000 contas de investidores eliminadas. Antes disso, as falências das bolsas de criptomoedas Hotbit e Bittrex deixaram muitos investidores com perdas devastadoras. Alexis também viu vítimas de perto - um parente dele foi atraído para comprar uma grande quantidade de "shitcoins", apenas para a equipe do projeto desaparecer, resultando em perdas financeiras significativas.
Apesar dos repetidos avisos de alto risco que constantemente lembram os investidores dos perigos potenciais, as pessoas continuam a se dirigir ao espaço cripto. Mesmo executivos de alto escalão de gigantes tradicionais de tecnologia, como gerentes de nível P8 e P9, aceitaram cortes de salários para mudar para empresas Web3 na esperança de aproveitar novas oportunidades.
"No entanto, a maioria das pessoas ainda pensa na mentalidade tradicional da Web2 e não se envolve ativamente nas negociações da Web3, o que dificulta encontrar o talento certo", observou Alexis. Hoje em dia, a maioria das empresas Web3 exige que os novos contratados tenham contas de criptomoedas e experiência em negociações. Uma rápida olhada em plataformas de emprego como Boss Zhipin e Maimai revela que a maioria das vagas de emprego exige explicitamente experiência em negociações de criptomoedas. Os salários para essas funções podem ser várias vezes mais altos do que posições semelhantes em indústrias tradicionais de consumo."
Quando perguntado por que tantos de seus ex-colegas de grandes empresas de tecnologia estão se juntando a empresas Web3, Alexis compartilhou que muitos acreditam que a descentralização e a transição da internet para Web3 representam futuras direções promissoras, potencialmente detendo a próxima onda de oportunidades de internet.
Ao contrário de muitos que simplesmente observam o frenesi do mercado do Bitcoin, May Wongidentificou cedo o potencial da Web3 e fez parte da onda que aproveitou estas oportunidades. No final de 2022, embarcou na sua jornada empreendedora da Web3, fundando SoSoValue, uma plataforma de informações sobre criptomoedas voltada para investidores profissionais.
May Wong acredita que a indústria financeira está passando por uma nova revolução e que o mercado carece de uma plataforma de rastreamento de informações de terceiros para monitorar continuamente os dados financeiros. SoSoValue foi criado para preencher essa lacuna e fornecer informações valiosas aos investidores. O nome 'SoSoValue' significa 'a maioria das criptomoedas, hoje em dia sem valor, apenas mais ou menos' - refletindo sua crença de que a maioria do crescimento de valor hoje está concentrada em criptomoedas líderes como Bitcoin e Ethereum, enquanto outras são apenas medíocres.
Atualmente, a SoSoValue conta com mais de 200.000 usuários ativos diários, sendo a maioria proveniente da América do Norte, Singapura, Japão e mercados do Sudeste Asiático como o Vietnã. A plataforma possui mais de 8 milhões de usuários ativos. Em 8 de janeiro, a empresa anunciou uma rodada adicional de financiamento de $15 milhões liderada por Hongshan, SmallSpark, Mirana Ventures e Safepal, elevando sua avaliação para $200 milhões.
May Wong revelou que a plataforma tem visto um rápido crescimento de usuários recentemente, com muitos fazendo a transição dos mercados de investimento tradicionais para a criptomoeda. “A maioria das empresas de capital de risco ainda está relativamente familiarizada com o mercado secundário, então uma plataforma de informações amigável aos usuários ajudará a acessar rapidamente os dados de que precisam.”
May Wong explica que no sistema financeiro, aplica-se o princípio "Top to Down" - informações importantes são apresentadas primeiro, o que está alinhado com as indústrias tradicionais. No entanto, Web3 tem uma característica única: as criptomoedas operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, exigindo um rastreamento contínuo de informações.
Para resolver isso, SoSoValue integra vários recursos como TokenBar, sites oficiais e whitepapers, permitindo aos usuários acessar rapidamente dados abrangentes. "Atualmente, a plataforma TokenBar tem mais de 3 milhões de usuários, com uma base de usuários ativos diários superior a 30.000." Ela observou que os usuários da SoSoValue estão principalmente focados no acompanhamento do crescimento do setor, e a plataforma tem visto um crescimento particularmente forte em mercados emergentes como Vietnã, Rússia e Turquia, onde as gerações mais jovens são altamente receptivas e rápidas para adotar novas tecnologias.
Antes de 2024, o Web3 ainda estava em seu Cripto Nativofase, com jogadores principais sendo fortes adeptos do ecossistema do Bitcoin. Os ciclos de mercado seguiram os ciclos de mineração. No entanto, com a crescente adoção do Bitcoin por meio de stablecoins e aprovações de ETFs, ele tem gradualmente ganhado reconhecimento no mercado mainstream. 'Pelo menos na América do Norte, o Bitcoin conquistou a aprovação da maioria dos investidores'.
Os dados de pesquisa apoiam esta tendência. Segundo um relatório da New World Wealth e da Henley & Partners, em agosto de 2024, o número de milionários de criptomoedas a nível mundial cresceu 95% em relação ao ano anterior, atingindo 172.300 indivíduos. O número de pessoas com mais de $1 milhão em Bitcoin aumentou 103% para 85.400, com 325 indivíduos detendo mais de $100 milhões em ativos de criptomoeda.
“Costumava ser apenas um pequeno grupo de pessoas que nutriam a semente de criptomoeda com esforço incansável. Agora, finalmente podemos ver que a semente está brotando. Esperamos que cresça para uma floresta no futuro”, afirmou May Wong. Ela acredita que a indústria de criptomoedas ainda está em seus estágios iniciais, com o cenário de mercado longe de estar resolvido.
Esta incerteza tem desencadeado debates contínuos dentro da indústria sobre a direção futura do ecossistema cripto - especificamente, como as trocas descentralizadas e centralizadas podem coexistir. May Wong vê as trocas centralizadas como semelhantes aos mercados tradicionais de negociação, oferecendo uma curva de aprendizado mais baixa e uma integração mais fácil para novos investidores. Por outro lado, as trocas descentralizadas representam uma visão idealizada, que muitos no espaço cripto aspiram a alcançar.
"Aqueles que já estão prestando atenção à cripto são afortunados," disse May Wong. "Daqui para frente, a chave é permanecer no jogo." Ela acredita que muitos ainda percebem o Bitcoin e a cripto como uma aposta. Seu conselho para os investidores é: "Primeiro, reconhecer a diferença entre golpes, apostas e atividades financeiras. As finanças criam valor para a sociedade, ao passo que as duas primeiras não o fazem. A longo prazo, a cripto é a base do novo sistema financeiro na era digital. O segundo é realmente participar do espaço cripto e tornar-se um crente. O terceiro é garantir que você possa suportar a volatilidade do mercado nos próximos 20 anos sem se abalar. Se conseguir fazer isso, a nova era será sua para abraçar."
Ao contrário da animação no mercado secundário, Kevin acredita que investir em projetos Web3 no mercado primário tornou-se mais desafiador. "Em geral, a sensação é de que não é nem ruim nem particularmente bom", acrescenta. "Mas o Web3 está avançando constantemente."
Como gestor de investimentos, Kevin concentra-se menos nas flutuações de preços do Bitcoin em comparação com os investidores de varejo. Em vez disso, ele observou que nos últimos dois anos, o aumento dos preços do Bitcoin tem impulsionado uma maior atenção do mercado, mas o próprio ecossistema Bitcoin não viu nenhum avanço substancial. 'Quanto mais desenvolvido o ecossistema Bitcoin se torna, maior é a sua liquidez e mais diversificadas serão suas aplicações'.
De uma perspectiva de mercado geral, alguns tokens estão se tornando mais mainstream, enquanto a tecnologia e o ecossistema do Bitcoin estão cada vez mais entrelaçados com o crescimento da comunidade, indicando que a Web3 ainda oferece novas oportunidades.
Por exemplo, as moedas derivadas de Meme, ou 'tokens baseados em meme', estão ganhando popularidade. Esses tokens geralmente atraem usuários construindo comunidades envolventes e divertidas. Exemplos conhecidos incluem Dogecoin (DOGE) e PNUT, com o Dogecoin já alcançando uma capitalização de mercado de $55 bilhões.
Além disso, o mercado de Ordinais e inscrições do Bitcoin está em alta. Um dos principais tokens de inscrição, DOG•GO•TO•THE•MOON (DOG), tornou-se um token líder nesse nicho, com uma capitalização de mercado superior a $300 milhões. De acordo com dados da OKX, o DOG agora possui mais de 73.000 detentores.
À medida que surgem novos mercados, as formas de se envolver com criptomoedas tornaram-se mais diversificadas. No entanto, encontrar projetos de qualidade continua a ser um desafio.
Semelhante à era Web2, a lógica de investimento na Web3 ainda gira em torno de encontrar os melhores talentos, criar os melhores projetos e desenvolver aplicações amigáveis, limpas e eficientes para os usuários.
Atualmente, Kevin está principalmente focado em duas direções principais neste estágio - projetos que se integram profundamente com blockchains públicos e projetos que podem conectar aplicações tradicionais da Web2 à Web3, quebrando as barreiras existentes para a adoção mainstream. No entanto, com mais talento de alta tecnologia migrando para o setor de IA em crescimento, a Web3 está enfrentando uma fuga de talentos, tornando projetos de alta qualidade cada vez mais raros.
“A avaliação é fundamental ao investir em projetos Web3 hoje”, enfatiza Kevin. Ele destaca que o Web3 entrou em uma cilada cíclica na segunda metade deste ano - em que dinheiro quente flui para projetos, impulsionando as avaliações muito altas; as avaliações infladas então criam bolhas na indústria; essas bolhas tornam difícil sustentar mais avaliações, resultando em uma queda nos participantes ativos. Esse ciclo se repete, tornando difícil para muitos projetos alcançar um crescimento sustentável.
“Sinto que ainda não chegamos verdadeiramente ao momento Web3. O ecossistema atual está em algum lugar entre Web2 e Web3 - por volta de Web2.5”, acrescenta ele.
Após dois anos no espaço de investimento Web3, Sam, um gestor de investimentos Web3, observou que, enquanto a onda Web3 continua a atrair mais pessoas, os projetos de alta qualidade estão a tornar-se cada vez mais escassos, com muito poucos novos a surgir.
Ele atribui essa tendência a dois motivos principais: um, requisitos mais rigorosos de listagem em exchanges. Com as exchanges se tornando mais regulamentadas, conseguir que um novo token seja listado em plataformas importantes é significativamente mais desafiador do que era há alguns anos. Como resultado, projetos em estágio inicial enfrentam dificuldades para garantir listagens, os termos de desbloqueio se tornaram mais rigorosos e os fundos lutam para sair com altos retornos, tornando o cenário de investimento mais difícil. Em segundo lugar, o encolhimento do capital de investimento. Este ano, o capital de investimento geral teve uma contração, com mais fundos fluindo para o setor de IA em expansão e ETFs de BTC. Como resultado, a quantidade de capital fluindo para o ecossistema Web3 é muito menor do que no último mercado de alta.
Sam fez a transição para investimentos em Web3 por volta de 2022 e, nos últimos dois anos, investiu em vários projetos Web3 promissores.
Em comparação com os investimentos tradicionais na Web2, os investidores da Web3 em estágio inicial dão maior ênfase ao nível de inovação técnica trazido pelos empreendedores. 'Embora a Web3 não exija que os fundadores tenham formação acadêmica forte como antes, o talento, os recursos da equipe e a capacidade de converter recursos em crescimento continuam sendo cruciais.'
Em termos de áreas de foco, Sam observa que não houve muita inovação neste mercado em alta do Web3. Apesar do constante impulso por uma transformação na internet, as tendências de desenvolvimento têm se concentrado cada vez mais na melhoria dos sistemas de pagamento financeiro descentralizados, tornando o Web3 mais semelhante a um setor de fintech on-chain. Outras experiências de aplicativos, como jogos e plataformas sociais, ainda estão significativamente atrasadas em relação aos produtos Web2. Para expandir para cenários de aplicação mais amplos, são necessárias tecnologias de blockchain subjacentes mais estáveis e robustas.
"A indústria Web3 está, sem dúvida, progredindo, e o desempenho das tecnologias subjacentes está melhorando gradualmente, mas produtos e tecnologias transformadores e inovadores permanecem escassos, e a atividade geral de investimento desacelerou", observou Sam. Durante o último bull market, Sam se deparou com vários projetos promissores, alguns dos quais alcançaram retornos de até 10x.
Com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, retornando ao cargo, as incertezas regulatórias de longa data em torno das criptomoedas deixam muitos se perguntando - para onde as coisas vão a partir daqui?"O melhor resultado seria se Trump não fizesse nada depois de assumir o cargo,"foi um sentimento comum ecoado pela maioria dos entrevistados. As conversas revelaram que a presidência de Trump introduz incertezas significativas e potenciais riscos para o cenário cripto.
A partir das perspectivas partilhadas por múltiplos entrevistados, o consenso de mercado predominante é que o Bitcoin estabilizando em torno de $100,000 este ano já seria considerado um sucesso. Muitos participantes também enfatizaram a ideia de que "seja você rico ou não, é sábio deter algum Bitcoin." Eles concordam em grande parte numa coisa - o Bitcoin é ouro digital.
“O dinheiro no banco não é realmente seu dinheiro; só pertence a você quando está armazenado em uma carteira descentralizada,”eles afirmaram coletivamente. Para a maioria dos detentores de Bitcoin hoje, a expectativa principal deles é que o Bitcoin supere as taxas de inflação existentes.
Atualmente, a maioria dos investimentos em Web3 está concentrada no Sudeste Asiático e na América do Norte. Os sistemas de pagamento financeiro altamente desenvolvidos da China levaram muitos investidores iniciais a se concentrarem em empreendedores chineses, com inúmeras pessoas fazendo lucros significativos silenciosamente sob a superfície deste boom cripto.
Embora muitos ainda percebam a Web3 como um futuro distante, a história mostra que antes de cada grande transformação tecnológica, a internet sempre passou por várias fases de evolução. Onde as marés da mudança tecnológica fluirão em seguida permanece incerto, mas talvez o tempo forneça a essa geração de sonhadores as respostas que procuram.