Por que vale a pena prestar atenção ao Ethereum recentemente?
Após a aprovação do ETF de Bitcoin spot, a próxima narrativa imediatamente mudou para a lógica narrativa central do Ethereum: ETF de Ethereum spot em maio, atualização de Londres, Restaking e mais.
Explorando os padrões de desenvolvimento do Ethereum
Antes do Merge, o Ethereum parecia mais com o modelo de desenvolvimento de uma empresa iniciante. PoW dotou os mineradores com recompensas de bloco como uma estratégia de marketing inicial, sem se importar muito com o valor do token. A economia do token inflou rapidamente, priorizando a sedimentação de valor em detrimento da experiência do usuário.
O objetivo do Merge não é melhorar o desempenho do Ethereum, mas sim reduzir o consumo de geração de blockchains (convertendo PoW para PoS). Usando uma analogia da Web2.0, é semelhante à otimização da parte upstream de uma cadeia industrial, preparando o terreno para o desenvolvimento sustentável no futuro. A economia de tokens também faz a transição para a deflação, enfatizando a experiência do usuário. A renda dos mineradores gradualmente se transforma em renda de staking, e a receita das taxas de gás diminui.
A atualização de Londres corresponde a parte de The Surge, priorizando a experiência do usuário (como aumentar a velocidade da transação e reduzir as taxas de gás).
Os futuros ciclos de atualização terão intervalos relativamente curtos. Após a atualização de Xangai, Ethereum, de certa forma, muda o consenso PoW para PoS, entrando em uma fase madura. Embora haja várias atualizações importantes no futuro, o objetivo principal é focar na escalabilidade on-chain, na verificação mais simples dos blocos, em taxas mais baratas e em um desempenho mais poderoso e estável.
Algumas Reflexões
O desenvolvimento do Ethereum é complexo e diversificado, e no processo de estudar o seu caminho de desenvolvimento global, há muitas questões não resolvidas que precisam de consideração.
Vitalik desempenhou um papel orientador muito forte no desenvolvimento da Ethereum. Na verdade, do ponto de vista corporativo, ter um bom CEO liderando a carga é uma abordagem de desenvolvimento muito boa. No final, todos os desenvolvimentos no ecossistema Ethereum liderados por Vitalik contribuirão para o sucesso a longo prazo do ETH.
Projetos como Arb, OP, ZKsync, Metis e várias soluções de Camada2; Plataformas DeFi como Aave, Compound, Uniswap e muitos outros projetos de alta valorização estão ligados ao Ethereum. Eles se tornaram narrativas populares por um período de tempo, e o Ethereum, em maior ou menor medida, se beneficia dessas tendências.
Em vez de ser semelhante à Microsoft ou Apple, o Ethereum parece mais próximo da Nvidia. Quer se trate de desenvolvimento de IA, RV/RA, Web3.0, várias nuvens ou centros de potência de computação, todas as tecnologias de ponta são inseparáveis da potência de computação e, portanto, da Nvidia.
A Web 3.0 também possui um status semelhante. Qualquer desenvolvimento é desafiador de separar do crescimento do Ethereum. Enquanto a narrativa do Ethereum estava relativamente quieta por um período, a atualização de Londres e o ETF de Ethereum levaram a um aumento nos preços da Layer2 e ETH. Desenvolvimentos anteriores como DeFi Summer e NFT Summer também contribuem para impulsionar o preço do Ethereum. Projetos com uma meia-vida mais longa precisam de interação suficiente com o Ethereum.
Muitos projetos que desejam se afastar do Ethereum estão basicamente pensando com a lógica de um "Ethereum killer". TON, discutido anteriormente, não ganhou muita tração depois de não se posicionar como um concorrente do Ethereum.
O desenvolvimento do Ethereum é bastante centralizado. A própria cadeia do Ethereum é descentralizada, mas às vezes parece que a centralização do desenvolvimento do Ethereum está no mesmo nível da equipe Uniswap, não tão bem distribuída quanto alguns protocolos como Aave e MakerDAO. Isso reflete indiretamente que, para um projeto se desenvolver bem, pode ser fundamentalmente necessário um certo nível de centralização.
Talvez um dia, o Ethereum possa amadurecer para um estágio em que alcance governança completamente descentralizada. No entanto, pelo menos até que Vitalik ainda seja jovem, sinto que esse dia está longe. Por outro lado, o Ethereum é apenas uma empresa de 11 anos e está longe de ser considerada madura.
1.1 História e Forks
O seguinte quadro de conteúdo é citado de: https://ethereum.org/zh/history e outras informações públicas. Para conteúdo mais específico, clique no link para referência.
White paper lançado, Ethereum nasceu
O whitepaper definiu contratos inteligentes, introduzindo o conceito de Ether (ETH). Explicou que Ether poderia servir como gás na rede Ethereum, exigindo dos usuários o pagamento de uma determinada taxa de gás ao realizar atividades como transferência de fundos ou implantação de contratos inteligentes. Parte da taxa de gás seria recompensada aos validadores de bloco (também conhecidos como mineradores). Se o iniciador de uma transação não pagasse Ether suficiente, a transação não seria executada e, se pagasse um valor excessivo, o excedente seria reembolsado na carteira do iniciador.
2014f: Fase 0.5 - Venda do Ethereum
Venda de Ethereum
22 de julho de 2014, 00:00:00 +UTC
O período de pré-venda do Ether durou 42 dias e permitiu compras usando Bitcoin.
Resumo
A taxa de câmbio inicial era de 1 Bitcoin para 2000 Ether, mantida por 14 dias. Depois, a taxa diminuiu linearmente até atingir 1 Bitcoin para 1337 Ether. A venda de tokens foi concluída em 2 de setembro de 2014, com aproximadamente US$18 milhões em vendas totais, envolvendo a compra de mais de 60 milhões de Ether. Após concluir a compra, os Ether recebidos só podiam ser transferidos após o lançamento do bloco gênese do Ethereum.
Além dos mais de 60 milhões de ETH da pré-venda, foram feitas mais duas alocações. Uma alocação foi para os contribuidores do desenvolvimento inicial do Ethereum, e a outra foi destinada a projetos de pesquisa de longo prazo. Ambas as alocações representavam 9,9% da quantidade de ETH da pré-venda.
No total, quando o Ethereum foi oficialmente emitido, 72.002.454,768 ETH foram alocados.
Fonte: https://blog.ethereum.org/2014/07/22/lançando-a-venda-de-ether
Em 3 de março de 2015, quatro importantes etapas foram anunciadas no artigo publicado no Ethereum’s Blog oficialDe acordo com o blog, parte do raciocínio original de Vitalik foi o seguinte:
fronteira
Frontier é a versão original da Ethereum, mas há muito pouco que pode ser feito nela. O lançamento segue a conclusão bem-sucedida da fase beta olímpica. É destinado a usuários técnicos, especialmente desenvolvedores. Os blocos têm um limite de combustível de 5.000 unidades. Este período de “desbloqueio” permite que os mineradores comecem as operações e que os primeiros adotantes tenham tempo suficiente para instalar os clientes.
Similar ao início a frio de muitos projetos da Web 3.0, os 'mineradores' receberão uma recompensa de 5 moedas Ethereum por cada bloco que minerarem na mainnet 'Frontier'.
Fork de desbloqueio da Frontier
O garfo de desbloqueio do Frontier aumenta o limite de 5.000 unidades de gás por bloco e define o preço padrão do gás para 51 gwei. Isso permitirá a transação - que requer 21.000 unidades de gás.
Para garantir futuros hard forks para proof-of-stake, o conceito debomba de dificuldadeé introduzido. Este conceito também é conhecido como TTD, que significa Dificuldade Total do Terminal, que é a soma da dificuldade de todos os blocos anteriores. Quando o valor acumulado da dificuldade de mineração de toda a rede atinge TTD, a rede principal do ETH ativará a "bomba de dificuldade". A "bomba de dificuldade" é uma função de porta dos fundos que ajusta a dificuldade do Ethereum. O tempo de bloco do PoW do Ethereum não é fixo, mas a dificuldade de mineração é ajustada dinamicamente de acordo com a potência computacional de toda a rede. Dessa forma, o tempo de bloco é fixado em uma faixa aproximada. A implementação da bomba de dificuldade usa uma função de porta dos fundos para ajustar a dificuldade de mineração para um valor máximo, de modo que nenhum minerador possa produzir blocos nessa dificuldade de mineração, forçando assim os mineradores a desistirem do PoW. A conversão PoW-POS não define uma altura de bloco fixa, mas estipula o TTD como o momento em que a Fusão ocorre. Parte da razão é evitar que alguém sabote deliberadamente o processo de Fusão.
Disfarçada, prova que Ethereum há muito tempo está determinado a mudar de PoW para PoS.
O primeiro hard fork do Ethereum, após passar por múltiplos incidentes de segurança, gradualmente melhorou algumas especificações dos contratos inteligentes.
bifurcação de homestead,
O Fork Homestead otimiza o processo de criação de contratos inteligentes.
garfo DAO
Este fork foi um fork passivo não planejado, decorrente de um ataque ao Ethereum.
A DAO é um projeto de financiamento coletivo lançado pela empresa de blockchain [Slock.it] para fornecer um meio de financiamento comunitário para projetos. Os usuários da comunidade participam votando trocando seus ETH por Token DAO. Se o financiamento coletivo for bem-sucedido, eles podem receber uma parte da recompensa do lucro. O projeto concluiu uma venda coletiva de 28 dias em abril de 2016, arrecadando um total de mais de 12 milhões de ETH, correspondendo a quase 14% do montante de Ethereum na época. No entanto, apenas 2 meses depois, hackers exploraram uma vulnerabilidade no código do The DAO e roubaram 3,6 milhões de ETH do pool de fundos.
Esta ação foi votada pela comunidade Ethereum. Todos os detentores de Ethereum poderão votar através de transações na plataforma de votação. A decisão de bifurcar recebeu mais de 85% dos votos. Através do rollback do fork, os ETH roubados pelo hacker foram recuperados.
Este fork move fundos do contrato em questão para um novo contrato que tem apenas uma função: saques. Qualquer pessoa que tenha perdido fundos pode sacar ether de sua carteira a uma taxa de 1 ether por 100 tokens DAO.
Alguns mineradores recusaram-se a fazer um fork porque o incidente do DAO não foi uma falha no protocolo. Mais tarde, formaram o Ethereum Classic (ETC).
Tangerine Whistle fork
O fork Tangerine Whistle é uma otimização do ataque de negação de serviço (DoS) sofrido pela rede Ethereum em 18 de setembro de 2016, que causou graves atrasos no processamento de transações; Ele resolve principalmente problemas de saúde de rede de emergência relacionados a códigos operacionais subvalorizados.
Garfo Spurious Dragon
22 de novembro de 2016 04:15:44 +UTC
O Garfo Spurious Dragon é ainda mais otimizado para ataques cibernéticos de Negação de Serviço (DoS), incluindo:
-Ajustar os preços dos opcodes para evitar futuros ataques à rede.
-Adicionada proteção contra replay attack.
O principal trabalho de Metropolis é corrigir alguns problemas na rede Ethereum e preparar a introdução do ZK-SNARKS.
O evento mais influente que ocorreu nesta fase foram os dois halvings das recompensas por bloco: de 5ETH para 3ETH e depois para 2ETH, que pode ser considerado como um período de transição de PoW para PoS.
Nesta fase, começamos a considerar a experiência do usuário e como fazer a transição suave do PoW para o PoS no futuro.
Atualização de Byzantium
O garfo bizantino abriu caminho para a introdução do ZK-Snark, que começou a focar na privacidade do usuário e na experiência do usuário.
-com o blocomineraçãorecompensas reduzindo de 5 Ethereum para 3 Ethereum.
- adiar a implementação da dificuldadebombapor um ano.
-adicionada a capacidade de chamar outros contratos sem alterar o estado.
-adicionou certos métodos de criptografia para alcançar Camada2.
Ethereum está gradualmente amadurecendo, e o consenso mudou de PoW para PoS. A experiência do usuário, segurança, descentralização da zona e escalabilidade são as direções de desenvolvimento mais importantes do Ethereum.
Garfo de Constantinopla
Reduzir o bloco mineraçãorecompensa de 3 Ethereum para 2 Ethereum.
- Custos de gás otimizados para operações específicas na Máquina Virtual Ethereum.
-Melhorar a resiliência após ataques de negação de serviço.
-Permitir soluções de Camada 2 baseadas em 'argumentação de conhecimento conciso não interativo de conhecimento zero' e 'argumentação de conhecimento transparente escalável de conhecimento zero' para terem melhor desempenho.
-Permitir contratos para introduzir mais recursos criativos.
O Fork do Glaciar Muir atrasa a implementação da bomba de dificuldade. Aumentar a dificuldade do bloco do mecanismo de consenso de prova de trabalho pode aumentar o tempo de espera para enviar transações e usar aplicativos descentralizados, reduzindo assim a usabilidade do Ethereum.
Implantar contrato de depósito de staking
O Contrato de Depósito de Staking introduz o staking no ecossistema do Ethereum. Embora seja um contrato da mainnet, ele afeta diretamente o cronograma de lançamento da cadeia de beacons, que é uma parte importante da atualização do Ethereum.
Bloco de gênese da cadeia Beacon
A Beacon Chain requer 16.384 contas armazenando 32 Ether apostados para garantir um lançamento seguro. Isso aconteceu em 27 de novembro de 2020, o que significa que a Beacon Chain começou a produzir blocos em 1 de dezembro de 2020.
A cadeia de beacons desempenha o papel de gerenciar, supervisionar e verificar a rede blockchain. A cadeia de beacons usa um método aleatório para selecionar verificadores. Aqueles que obtiverem sucesso na verificação serão recompensados, mas se houver comportamento malicioso, serão punidos.
Após a fusão, as unidades de tempo de um bloco aparecerão como slots e épocas. Um slot é criado a cada 12 segundos e cada pacote de época consiste em 32 slots. Uma época é um período fixo de tempo no final do qual os verificadores serão reatribuídos.
Para se tornar um validador e obter direitos de voto, os usuários devem apostar pelo menos 32 ETH.
A regra do Ethereum é que, para cada época, os validadores serão atribuídos aleatoriamente a 32 comitês, garantindo que cada comitê seja composto por pelo menos 128 validadores. O sistema utiliza o algoritmo aleatório RANDAO para atribuir 1 validador para cada período e também seleciona aleatoriamente um comitê para este período. Este validador é responsável por propor blocos, enquanto o comitê é responsável por validar e votar nas propostas. Uma vez que a votação é aprovada, um bloco será gerado e o proponente receberá a recompensa; caso contrário, não apenas a recompensa não será obtida, mas o depósito também será confiscado. O mesmo vale para os verificadores comuns: se seguirem corretamente as regras, são recompensados, enquanto os spoilers são punidos. Uma vez que o depósito de 32 ETH cai abaixo de 16 ETH, a elegibilidade do validador será encerrada.
A atualização de Berlim otimiza os custos de gás para certas operações da Máquina Virtual Ethereum e adiciona suporte para vários tipos de transação.
Atualização de Londres
A atualização de Londres introduziu o EIP-1559, que reforma o mercado de taxas de negociação. Continue a adiar a implementação da bomba difícil até o seu lançamento em 1º de dezembro de 2021.
Atualização Aquila
A atualização Aquila é a primeira atualização planejada da Beacon Chain. Ela adiciona suporte para “comitês de sincronização”—suporte para clientes leves, e adiciona penalidades para a preguiça do validador e comportamento passível de penalização à medida que avança em direção às fusões.
Atualização do Arrow Glacier
A bomba de dificuldade atrasou a geração de um total de 10.700.000 blocos até junho de 2022.
O atraso na atualização da rede Gray Glacier adia a implementação da bomba de dificuldade em três meses. Esta é a única mudança introduzida nesta atualização, que é essencialmente similar às atualizações da Arrow Glacier e Muir Glacier. Mudanças semelhantes foram feitas nas atualizações da rede Byzantine, Constantinople e London.
Atualização Bellatrix
A atualização Bellatrix é a segunda atualização planejada da cadeia de Beacons, preparando a cadeia de Beacons para a fusão. Aumenta a penalidade que um validador recebe pela preguiça e por se envolver em comportamentos passíveis de penalização para o seu valor total. A atualização Bellatrix também inclui atualizações nas regras de seleção de fork para preparar a Cadeia de Beacons para a fusão e transição do último bloco de Prova de Trabalho para o primeiro bloco de Prova de Participação. Isso inclui tornar os clientes de consenso cientes da dificuldade terminal total de 587500000000000000000000.
Atualização Paris (Merge)
A atualização de Paris foi acionada quando a blockchain de prova de trabalho excedeu a dificuldade total do terminal de 58750000000000000000000. Isso aconteceu no bloco 15537393 em 15 de setembro de 2022 e acionou a atualização de Paris no bloco seguinte. A atualização de Paris é uma transição de fusão. A função principal do Ethereum encerra o algoritmo de mineração de prova de trabalho e a lógica de consenso relacionada e inicia a prova de participação. A atualização de Paris em si é uma atualização para o cliente de execução (equivalente à atualização de Bellatrix na camada de consenso), permitindo que o cliente de execução aceite instruções do cliente de consenso conectado a ele.
O upgrade Capella é o terceiro grande upgrade da camada de consenso (Beacon Chain), que permite retiradas de staking. Capella e Shanghai atualizaram simultaneamente a camada de execução e habilitaram a função de retirada de staking.
Esta atualização da camada de consenso permite que os validadores que não forneceram certificados de saque para seus depósitos iniciais forneçam certificados de saque para realizar saques.
A atualização também oferece varredura de contas automatizada para processar continuamente quaisquer pagamentos de recompensa disponíveis ou retiradas completas das contas de validadores.
Atualização de Shanghai
A atualização Xangai introduz retiradas de staking para a camada de execução. A atualização Xangai coincide com a atualização Capella, permitindo que o bloco aceite operações de retirada para que os validadores possam retirar ether da cadeia de beacons para a camada de execução.
PoW é mais como uma ferramenta de marketing inicial para uma empresa iniciante, com subsídios para músicas famosas estáveis (renda estável para mineradores da mineração), enquanto PoS é mais como patrimônio líquido e emissão líquida de ETH.
A Fusão altera significativamente a política monetária do Ethereum. Ao eliminar as recompensas dos mineradores e convertê-las em recompensas de staking, reduz significativamente a emissão de novos tokens de ETH. Isso constitui uma diminuição na emissão diária de ETH de aproximadamente 88,7%, equivalente a uma taxa de emissão anualizada de 0,52% do fornecimento total. Como as taxas de Gás sob o EIP-1559 são queimadas, a emissão líquida mostra uma tendência deflacionária.
Existem duas mudanças-chave:
1.2.1 EIP-1559 introduzido na atualização de Londres: citando o mecanismo de queima de custos
Artigo de referência: Combustível e taxas
Para a transação de transferência on-chain mais simples, o O limite de gás é fixado em 21.000, não importa o quão ocupada a cadeia esteja.Portanto, desde que o preço do gás e o limite do gás estejam claros, podemos saber quanto eth gastamos para essa interação. O preço do gás mudará com a congestão da rede, e o limite do gás permanecerá inalterado.
Suponha que Alice precise pagar 1 Ether para Bob. Na transação, o limite de combustível é de 21.000 unidades e o preço do combustível é de 200 gwei.
O custo total é: unidades de gás (limite)Preço do gás por unidade, ou seja, 21.000200 = 4,200,000 gwei ou 0.0042 ether.
Para dar uma prioridade maior, os cientistas podem definir uma taxa de gás muito alta rapidamente, o que resulta em uma experiência do usuário confusa e difícil de prever.
A taxa base é definida pelo protocolo e será queimada diretamente, e a taxa de prioridade é a gorjeta definida pelo usuário a ser paga ao verificador.
Por exemplo, digamos que Jordan queira pagar a Taylor 1 ether. Uma transferência de Ethereum requer 21.000 unidades de gás e tem uma taxa base de 10 gwei. Jordan pagou 2 gwei como gorjeta.
A taxa é de 21.000 * (10 + 2) = 252.000 gwei (0,000252 ether).
Quando Jordan transfere dinheiro, 1.000252 Ether será debitado da conta de Jordan. A conta de Taylor é aumentada em 1.0000 Ether. O validador recebe uma gorjeta no valor de 0.000042 Ethereum. A taxa base de 0.00021 moedas de Ethereum é queimada.
Atualização Paris 1.2.2
Primeiro, o hard fork de Constantinopla reduziu a recompensa de mineração de 3 ETH por bloco para 2 ETH. Em seguida, o merge converteu PoW em PoS, e as recompensas de mineração (160.000eth/dia) desapareceram diretamente e foram transformadas em recompensas de staking (1.600eth/dia), com o volume de emissão caindo acentuadamente em 99%.
Em 15 de setembro de 2022, após a atualização de Paris, o Ethereum oficialmente se tornou deflacionário.
Fonte: https://ultrasound.money/
Desde o Merge, o fornecimento total foi apostado e queimado, excedendo 300.000 Ether. Com uma taxa de queima anual de 981.000, uma taxa de emissão de 723.000, o fornecimento sofre deflação a uma taxa de 0,21% ao ano.
Origem: https://ultrasound.money/
Após o Merge, o Ethereum resolveu o problema do alto consumo de energia e, em seguida, focou nas questões de desempenho e custo. A Camada 2 resolveu esses dois problemas ao mesmo tempo, tornando-se assim a trilha mais preocupante no ecossistema do Ethereum após o Merge.
Vitalik Buterin apresentou uma visão para o roteiro do Ethereum, que divide as atualizações em várias categorias com base em seu impacto na arquitetura do Ethereum. Isso inclui:
Essas atualizações são feitas em paralelo, o que significa que qualquer parte que seja desenvolvida mais rapidamente pode ser atualizada primeiro.
Fonte - Twitter de Vitalik Buterin: https://twitter.com/VitalikButerin/status/1741190491578810445
Após a fusão do Ethereum, o mais importante é melhorar o desempenho TPS, reduzir as taxas de gás e fazer com que o Ethereum se aproxime de uma aplicação perfeita.
Que tipo de TPS e Taxa de Gás o Vitalik acha que o Ethereum pode alcançar para ser considerada uma cadeia pública qualificada?
Esta atualização do Ethereum é chamada de atualização Dencun (Dencun+Cancun). A atualização Cancun (Cancun, a cidade que hospeda o Devcon) concentra-se na camada de execução do Ethereum, e a atualização Deneb concentra-se na camada de consenso.
O upgrade de Cancun corresponde à parte de The Surge, com o objetivo de atingir 10+TPS.
De acordo com o Github, a atualização de Cancun implementará os seguintes seis EIPs, nos quais nos concentraremos na próxima seção.
Origem: https://github.com/ethereum/execution-specs/blob/master/network-upgrades/mainnet-upgrades/cancun.md
Além do Pro-Danksharding (EIP-4844), a atualização Cancun também inclui EIP-6780, EIP-1153, EIP-6475, EIP-4788 e outras propostas de melhoria.
Uma das coisas mais importantes na atualização de Cancun é introduzir o Proto-Danksharding para fazer a transição para a expansão completa do shardings do Ethereum e introduzir tecnologias similares antecipadamente. O objetivo final do Ethereum é dividir a rede principal em 64 fatias para atingir 100.000+ TPS.
O contexto do Proto-Danksharding é que, embora o esquema Rollup reduza significativamente as taxas de transação em comparação com a cadeia principal do Ethereum, ainda não é baixo o suficiente. Isso ocorre porque os calldata que fornecem disponibilidade de dados na cadeia principal do Ethereum ainda ocupam um custo alto (16 gas / byte). Na ideia original, o Ethereum propôs fornecer 16MB de espaço de dados dedicado para cada bloco no data sharding para o Rollup usar, mas a implementação real do data sharding ainda está distante.
Atualmente, os dados retornados pela Camada2 para a Camada1 são armazenados em Calldata, e os dados são armazenados permanentemente na camada de execução. Além disso, por motivos de segurança, o Calldata requer gás para cada etapa de execução a fim de evitar abuso de recursos de rede.
Depois que o Ethereum completou a fusão, ele separou a camada de consenso (responsável pelo consenso PoS) e a camada de execução (execução do código do contrato). O trabalho da camada de execução é executar os dados armazenados em Calldata (que pode ser considerado um tipo de transação).
O conteúdo contido em Calldata pode ser dividido em duas partes:
Fonte: https://dune.com/optimismfnd/optimism-l1-batch-submission-fees-security-costs
Na verdade, como dados de transação, há apenas requisitos de verificação e nenhum requisito de execução. Não há necessidade de transmiti-lo para a camada de execução para aumentar a carga sobre a camada de execução. Ele só pode ser armazenado nos nós da camada de consenso.
Para esse fim, a EIP-4844 introduz um novo tipo de transação chamado Blob (Objetos Binários Grandes), que subdividem ainda mais os tipos de transação. Ao contrário das transações regulares, os Blobs carregam um pacote de dados adicional de cerca de 125 KB. Esses Blobs existem apenas na camada de consenso, funcionando como um pacote de cache semelhante a um banco de dados anexado adicional. Eles são especificamente projetados como um tipo de dado separado (Blob) para os dados transmitidos de volta da Camada 2, distintos do Calldata da Camada 1. Consequentemente, os dados Blob só precisam ser acessíveis e verificados por aqueles que precisam dentro de um determinado período de tempo, sem exigir que a execução da Camada 1 lide com todo o processo. Isso alivia significativamente o fardo sobre a Camada 1.
Proto-Danksharding introduz Blocos com um tamanho de 128 KB cada, com cada bloco Ethereum planejado para incluir 3-6 Blocos (0,375 MB - 0,75 MB), expandindo gradualmente para 64 no futuro. Em comparação, o bloco Ethereum atual pode acomodar menos de 200 KB de dados. A introdução de Blocos aumentará significativamente a quantidade de dados que os blocos Ethereum podem conter.
Fonte: https://etherscan.io/chart/blocksize
EIP-4844 é a versão avançada do Danksharding, que tem como objetivo alcançar o armazenamento temporário e recuperação de dados fora da cadeia por meio de nós Ethereum. A Layer2 comprime os dados fora da cadeia. Portanto, espera-se que permita que L2 transporte mais dados por blockchain, reduzindo as taxas de negociação em 10-100 vezes.
Se o Dencun conseguir atingir com sucesso a meta média de 3 blobs por bloco após a atualização, a capacidade da L2 será aumentada em quase 2 vezes. Se o objetivo de adicionar 64 blobs a um bloco for finalmente alcançado, a capacidade da L2 será melhorada em quase 40 vezes.
Proto-Danksharding introduz EIP-1559 para reduzir ainda mais os custos de blob
E se eu quiser ver os dados da transação?
A EIP-4844 também introduz o esquema de compromisso KZG (Kate-Zaverucha-Goldberg) como parte do processo de verificação de blob e geração de atestação. O compromisso KZG é um esquema de comprometimento de polinômio que permite aos remetentes usar uma string curta para se comprometer com polinômios e suporta verificadores a usar strings curtas para confirmar compromissos declarados. Em termos simples, o KZG pode simplificar a verificação de grandes quantidades de dados na verificação de pequenos compromissos criptográficos.
Comparação antes e depois da introdução do Proto-Danksharding.
A EIP-6780 propõe modificar a função do opcode SELFDESTRUCT para preparar-se para futuras aplicações de árvores de Merkle. No futuro, através da aplicação de árvores de Merkle, a eficiência de armazenamento do Ethereum será grandemente melhorada.
EIP-1153 permite que o protocolo realize armazenamento temporário adicionando um opcode de armazenamento transitório, economizando assim taxas de gás de rede.
EIP-6475 é uma solução complementar ao EIP-4844, proporcionando melhor legibilidade e ordem sequencial compacta, introduzindo tipos de transação codificados em SSZ.
EIP-4788 tem como objetivo melhorar a estrutura das pontes entre blockchains e pools de staking.
O TVL total ultrapassou $20b
Origem: https://l2beat.com/scaling/tvl
Embora Vitalik acredite que ZK seja a solução final para Rollup, na verdade, Arb+OP e outros sistemas Op já ultrapassaram 85%. Ao mesmo tempo, muitos projetos também estão tentando a combinação de OP+ZK e constantemente iterando.
Origem: https://l2beat.com/scaling/summary
A taxa de manuseio de alguns dólares por uma única transação pode ser considerada uma quantia pequena para OG que estão expostos desde cedo ao web3.0, mas ainda é muito cara para Adoção em Massa.
Fonte: https://l2fees.info/
Selecione a Camada1 e a Camada2 para categoria e selecione as quatro cadeias públicas na imagem para blockchain (Fonte:https://cryptofees.info/)
3.2 TPS
O TPS mais antigo do Ethereum é 108. Teoricamente, o TPS da Camada 2 pode exceder 100.000 transações/segundo (TON). No entanto, atualmente, não existem aplicações desse nível, o que também é motivo de preocupação.
Fonte: https://chainspect.app/dashboard/tps
O TPS máximo em tempo real atual na Camada 2 é inferior a 50.
Origem: https://chainspect.app/dashboard/tps?tag=layer_2
No processo de desenvolvimento do protocolo Ethereum, atualizações de rede e bifurcações têm o mesmo significado. Ambas são alterações no protocolo Ethereum e a adição de novas regras (na forma de EIP), que podem ser planejadas ou não planejadas. Mas o significado de uma bifurcação rígida é diferente. Significa que esta atualização de rede não é totalmente compatível com versões anteriores e pode até alterar a funcionalidade existente dos contratos implantados e invalidar algumas transações anteriores.
Principais fontes de referência: https://eips.ethereum.org/EIPS/eip-1, ou seja, EIP-1
Classificação EIP 2.1
EIPs podem ser divididos em três categorias principais:
Padrão de rastreamento EIP:Este tipo de EIP descreve quaisquer alterações que afetam a maioria ou todas as implementações do Ethereum, ou quaisquer alterações ou adições que afetam a interoperabilidade de aplicativos que usam o Ethereum. Simplificando, é qualquer EIP que altera todos ou a maioria dos detalhes de implementação do Ethereum. Pode ser subdividido nas seguintes categorias:
Meta EIP (Meta Ethereum Improvement Proposal): Esta categoria de EIP gira em torno de mudanças nos processos do Ethereum (ou eventos dentro do processo), incluindo modificações nos processos, guias do usuário, processos decisórios, ambientes de desenvolvimento e ferramentas. Como essas modificações exigem adesão coletiva dos usuários da comunidade, alcançar consenso comunitário é necessário.
EIP Informativo (Proposta de Melhoria Informativa do Ethereum): Este tipo de EIP é uma melhoria não padrão, não propondo novas funcionalidades, mas abordando questões de design e oferecendo opiniões sobre diretrizes gerais ou informações dentro da comunidade Ethereum. Não necessariamente representa um consenso ou recomendação da comunidade Ethereum.
Atualmente, o repositório EIP passou por uma separação entre ERC (Ethereum Request for Comment) e EIP. A proposta EIP-7329 sugere separar as especificações ERC do repositório EIP em um novo repositório, mantendo apenas o EIP do protocolo central. Portanto, o repositório EIP atual concentra-se na padronização do próprio Ethereum e dos protocolos construídos sobre ele, acompanhando melhorias passadas e em andamento na forma de EIPs. O repositório ERC, por outro lado, é dedicado à padronização da camada de aplicativos Ethereum, acompanhando melhorias nos padrões de aplicativos na forma de ERCs. O ERC deu origem a vários padrões bem conhecidos, como ERC-20, ERC-721, ERC-1155 e outros.
2.2 processo de revisão EIP
Idea - Uma ideia preliminar. Isso não é rastreado no repositório EIP.
Rascunho - A primeira fase formal de rastreamento no desenvolvimento de um EIP. Quando formatado corretamente, o EIP é mesclado no repositório EIP pelo editor EIP.
Revisão - O autor do EIP marca o EIP como pronto e solicita revisão pelos pares.
Última chamada - Esta é a última janela de revisão para o EIP antes da transferência para
Final - O editor do EIP irá atribuir
Última Chamada
É o status e definirá a data de término da revisão (
última-chamada-prazo
) geralmente após 14 dias.
Se ocorrerem alterações normativas necessárias durante este período, a PEI reverterá para
Revisão
.
Final - Este EIP representa o padrão final. O EIP final está em um estado final e só deve ser atualizado para corrigir erros e adicionar esclarecimentos não normativos.
A PR que move o EIP da última invocação para a invocação final não deve conter nenhuma alteração além das atualizações de status. Quaisquer mudanças propostas de conteúdo ou editoriais devem ser enviadas separadamente e antes desta atualização de status PR.
Estagnado
Rascunho
Revisão
ou qualquer EIP que esteja inativo por 6 meses ou mais
Última Chamada
será movido para
Estagnado
. O autor ou editor do EIP pode mover o EIP para trás por
Rasura
ou um estado anterior para se recuperar. Se não for ressuscitada, a proposta pode permanecer assim para sempre.
Os autores do EIP são notificados de quaisquer alterações de algoritmo em seu status EIP
Retirado - O autor do EIP retirou o EIP proposto. Este status é final e não pode ser ressuscitado usando este número de EIP. Se a ideia for continuada posteriormente, será considerada uma nova proposta.
Vivo - Um estado especial de um EIP que é projetado para ser continuamente atualizado e não alcança um estado final. O mais famoso deles é o EIP-1.
Por que vale a pena prestar atenção ao Ethereum recentemente?
Após a aprovação do ETF de Bitcoin spot, a próxima narrativa imediatamente mudou para a lógica narrativa central do Ethereum: ETF de Ethereum spot em maio, atualização de Londres, Restaking e mais.
Explorando os padrões de desenvolvimento do Ethereum
Antes do Merge, o Ethereum parecia mais com o modelo de desenvolvimento de uma empresa iniciante. PoW dotou os mineradores com recompensas de bloco como uma estratégia de marketing inicial, sem se importar muito com o valor do token. A economia do token inflou rapidamente, priorizando a sedimentação de valor em detrimento da experiência do usuário.
O objetivo do Merge não é melhorar o desempenho do Ethereum, mas sim reduzir o consumo de geração de blockchains (convertendo PoW para PoS). Usando uma analogia da Web2.0, é semelhante à otimização da parte upstream de uma cadeia industrial, preparando o terreno para o desenvolvimento sustentável no futuro. A economia de tokens também faz a transição para a deflação, enfatizando a experiência do usuário. A renda dos mineradores gradualmente se transforma em renda de staking, e a receita das taxas de gás diminui.
A atualização de Londres corresponde a parte de The Surge, priorizando a experiência do usuário (como aumentar a velocidade da transação e reduzir as taxas de gás).
Os futuros ciclos de atualização terão intervalos relativamente curtos. Após a atualização de Xangai, Ethereum, de certa forma, muda o consenso PoW para PoS, entrando em uma fase madura. Embora haja várias atualizações importantes no futuro, o objetivo principal é focar na escalabilidade on-chain, na verificação mais simples dos blocos, em taxas mais baratas e em um desempenho mais poderoso e estável.
Algumas Reflexões
O desenvolvimento do Ethereum é complexo e diversificado, e no processo de estudar o seu caminho de desenvolvimento global, há muitas questões não resolvidas que precisam de consideração.
Vitalik desempenhou um papel orientador muito forte no desenvolvimento da Ethereum. Na verdade, do ponto de vista corporativo, ter um bom CEO liderando a carga é uma abordagem de desenvolvimento muito boa. No final, todos os desenvolvimentos no ecossistema Ethereum liderados por Vitalik contribuirão para o sucesso a longo prazo do ETH.
Projetos como Arb, OP, ZKsync, Metis e várias soluções de Camada2; Plataformas DeFi como Aave, Compound, Uniswap e muitos outros projetos de alta valorização estão ligados ao Ethereum. Eles se tornaram narrativas populares por um período de tempo, e o Ethereum, em maior ou menor medida, se beneficia dessas tendências.
Em vez de ser semelhante à Microsoft ou Apple, o Ethereum parece mais próximo da Nvidia. Quer se trate de desenvolvimento de IA, RV/RA, Web3.0, várias nuvens ou centros de potência de computação, todas as tecnologias de ponta são inseparáveis da potência de computação e, portanto, da Nvidia.
A Web 3.0 também possui um status semelhante. Qualquer desenvolvimento é desafiador de separar do crescimento do Ethereum. Enquanto a narrativa do Ethereum estava relativamente quieta por um período, a atualização de Londres e o ETF de Ethereum levaram a um aumento nos preços da Layer2 e ETH. Desenvolvimentos anteriores como DeFi Summer e NFT Summer também contribuem para impulsionar o preço do Ethereum. Projetos com uma meia-vida mais longa precisam de interação suficiente com o Ethereum.
Muitos projetos que desejam se afastar do Ethereum estão basicamente pensando com a lógica de um "Ethereum killer". TON, discutido anteriormente, não ganhou muita tração depois de não se posicionar como um concorrente do Ethereum.
O desenvolvimento do Ethereum é bastante centralizado. A própria cadeia do Ethereum é descentralizada, mas às vezes parece que a centralização do desenvolvimento do Ethereum está no mesmo nível da equipe Uniswap, não tão bem distribuída quanto alguns protocolos como Aave e MakerDAO. Isso reflete indiretamente que, para um projeto se desenvolver bem, pode ser fundamentalmente necessário um certo nível de centralização.
Talvez um dia, o Ethereum possa amadurecer para um estágio em que alcance governança completamente descentralizada. No entanto, pelo menos até que Vitalik ainda seja jovem, sinto que esse dia está longe. Por outro lado, o Ethereum é apenas uma empresa de 11 anos e está longe de ser considerada madura.
1.1 História e Forks
O seguinte quadro de conteúdo é citado de: https://ethereum.org/zh/history e outras informações públicas. Para conteúdo mais específico, clique no link para referência.
White paper lançado, Ethereum nasceu
O whitepaper definiu contratos inteligentes, introduzindo o conceito de Ether (ETH). Explicou que Ether poderia servir como gás na rede Ethereum, exigindo dos usuários o pagamento de uma determinada taxa de gás ao realizar atividades como transferência de fundos ou implantação de contratos inteligentes. Parte da taxa de gás seria recompensada aos validadores de bloco (também conhecidos como mineradores). Se o iniciador de uma transação não pagasse Ether suficiente, a transação não seria executada e, se pagasse um valor excessivo, o excedente seria reembolsado na carteira do iniciador.
2014f: Fase 0.5 - Venda do Ethereum
Venda de Ethereum
22 de julho de 2014, 00:00:00 +UTC
O período de pré-venda do Ether durou 42 dias e permitiu compras usando Bitcoin.
Resumo
A taxa de câmbio inicial era de 1 Bitcoin para 2000 Ether, mantida por 14 dias. Depois, a taxa diminuiu linearmente até atingir 1 Bitcoin para 1337 Ether. A venda de tokens foi concluída em 2 de setembro de 2014, com aproximadamente US$18 milhões em vendas totais, envolvendo a compra de mais de 60 milhões de Ether. Após concluir a compra, os Ether recebidos só podiam ser transferidos após o lançamento do bloco gênese do Ethereum.
Além dos mais de 60 milhões de ETH da pré-venda, foram feitas mais duas alocações. Uma alocação foi para os contribuidores do desenvolvimento inicial do Ethereum, e a outra foi destinada a projetos de pesquisa de longo prazo. Ambas as alocações representavam 9,9% da quantidade de ETH da pré-venda.
No total, quando o Ethereum foi oficialmente emitido, 72.002.454,768 ETH foram alocados.
Fonte: https://blog.ethereum.org/2014/07/22/lançando-a-venda-de-ether
Em 3 de março de 2015, quatro importantes etapas foram anunciadas no artigo publicado no Ethereum’s Blog oficialDe acordo com o blog, parte do raciocínio original de Vitalik foi o seguinte:
fronteira
Frontier é a versão original da Ethereum, mas há muito pouco que pode ser feito nela. O lançamento segue a conclusão bem-sucedida da fase beta olímpica. É destinado a usuários técnicos, especialmente desenvolvedores. Os blocos têm um limite de combustível de 5.000 unidades. Este período de “desbloqueio” permite que os mineradores comecem as operações e que os primeiros adotantes tenham tempo suficiente para instalar os clientes.
Similar ao início a frio de muitos projetos da Web 3.0, os 'mineradores' receberão uma recompensa de 5 moedas Ethereum por cada bloco que minerarem na mainnet 'Frontier'.
Fork de desbloqueio da Frontier
O garfo de desbloqueio do Frontier aumenta o limite de 5.000 unidades de gás por bloco e define o preço padrão do gás para 51 gwei. Isso permitirá a transação - que requer 21.000 unidades de gás.
Para garantir futuros hard forks para proof-of-stake, o conceito debomba de dificuldadeé introduzido. Este conceito também é conhecido como TTD, que significa Dificuldade Total do Terminal, que é a soma da dificuldade de todos os blocos anteriores. Quando o valor acumulado da dificuldade de mineração de toda a rede atinge TTD, a rede principal do ETH ativará a "bomba de dificuldade". A "bomba de dificuldade" é uma função de porta dos fundos que ajusta a dificuldade do Ethereum. O tempo de bloco do PoW do Ethereum não é fixo, mas a dificuldade de mineração é ajustada dinamicamente de acordo com a potência computacional de toda a rede. Dessa forma, o tempo de bloco é fixado em uma faixa aproximada. A implementação da bomba de dificuldade usa uma função de porta dos fundos para ajustar a dificuldade de mineração para um valor máximo, de modo que nenhum minerador possa produzir blocos nessa dificuldade de mineração, forçando assim os mineradores a desistirem do PoW. A conversão PoW-POS não define uma altura de bloco fixa, mas estipula o TTD como o momento em que a Fusão ocorre. Parte da razão é evitar que alguém sabote deliberadamente o processo de Fusão.
Disfarçada, prova que Ethereum há muito tempo está determinado a mudar de PoW para PoS.
O primeiro hard fork do Ethereum, após passar por múltiplos incidentes de segurança, gradualmente melhorou algumas especificações dos contratos inteligentes.
bifurcação de homestead,
O Fork Homestead otimiza o processo de criação de contratos inteligentes.
garfo DAO
Este fork foi um fork passivo não planejado, decorrente de um ataque ao Ethereum.
A DAO é um projeto de financiamento coletivo lançado pela empresa de blockchain [Slock.it] para fornecer um meio de financiamento comunitário para projetos. Os usuários da comunidade participam votando trocando seus ETH por Token DAO. Se o financiamento coletivo for bem-sucedido, eles podem receber uma parte da recompensa do lucro. O projeto concluiu uma venda coletiva de 28 dias em abril de 2016, arrecadando um total de mais de 12 milhões de ETH, correspondendo a quase 14% do montante de Ethereum na época. No entanto, apenas 2 meses depois, hackers exploraram uma vulnerabilidade no código do The DAO e roubaram 3,6 milhões de ETH do pool de fundos.
Esta ação foi votada pela comunidade Ethereum. Todos os detentores de Ethereum poderão votar através de transações na plataforma de votação. A decisão de bifurcar recebeu mais de 85% dos votos. Através do rollback do fork, os ETH roubados pelo hacker foram recuperados.
Este fork move fundos do contrato em questão para um novo contrato que tem apenas uma função: saques. Qualquer pessoa que tenha perdido fundos pode sacar ether de sua carteira a uma taxa de 1 ether por 100 tokens DAO.
Alguns mineradores recusaram-se a fazer um fork porque o incidente do DAO não foi uma falha no protocolo. Mais tarde, formaram o Ethereum Classic (ETC).
Tangerine Whistle fork
O fork Tangerine Whistle é uma otimização do ataque de negação de serviço (DoS) sofrido pela rede Ethereum em 18 de setembro de 2016, que causou graves atrasos no processamento de transações; Ele resolve principalmente problemas de saúde de rede de emergência relacionados a códigos operacionais subvalorizados.
Garfo Spurious Dragon
22 de novembro de 2016 04:15:44 +UTC
O Garfo Spurious Dragon é ainda mais otimizado para ataques cibernéticos de Negação de Serviço (DoS), incluindo:
-Ajustar os preços dos opcodes para evitar futuros ataques à rede.
-Adicionada proteção contra replay attack.
O principal trabalho de Metropolis é corrigir alguns problemas na rede Ethereum e preparar a introdução do ZK-SNARKS.
O evento mais influente que ocorreu nesta fase foram os dois halvings das recompensas por bloco: de 5ETH para 3ETH e depois para 2ETH, que pode ser considerado como um período de transição de PoW para PoS.
Nesta fase, começamos a considerar a experiência do usuário e como fazer a transição suave do PoW para o PoS no futuro.
Atualização de Byzantium
O garfo bizantino abriu caminho para a introdução do ZK-Snark, que começou a focar na privacidade do usuário e na experiência do usuário.
-com o blocomineraçãorecompensas reduzindo de 5 Ethereum para 3 Ethereum.
- adiar a implementação da dificuldadebombapor um ano.
-adicionada a capacidade de chamar outros contratos sem alterar o estado.
-adicionou certos métodos de criptografia para alcançar Camada2.
Ethereum está gradualmente amadurecendo, e o consenso mudou de PoW para PoS. A experiência do usuário, segurança, descentralização da zona e escalabilidade são as direções de desenvolvimento mais importantes do Ethereum.
Garfo de Constantinopla
Reduzir o bloco mineraçãorecompensa de 3 Ethereum para 2 Ethereum.
- Custos de gás otimizados para operações específicas na Máquina Virtual Ethereum.
-Melhorar a resiliência após ataques de negação de serviço.
-Permitir soluções de Camada 2 baseadas em 'argumentação de conhecimento conciso não interativo de conhecimento zero' e 'argumentação de conhecimento transparente escalável de conhecimento zero' para terem melhor desempenho.
-Permitir contratos para introduzir mais recursos criativos.
O Fork do Glaciar Muir atrasa a implementação da bomba de dificuldade. Aumentar a dificuldade do bloco do mecanismo de consenso de prova de trabalho pode aumentar o tempo de espera para enviar transações e usar aplicativos descentralizados, reduzindo assim a usabilidade do Ethereum.
Implantar contrato de depósito de staking
O Contrato de Depósito de Staking introduz o staking no ecossistema do Ethereum. Embora seja um contrato da mainnet, ele afeta diretamente o cronograma de lançamento da cadeia de beacons, que é uma parte importante da atualização do Ethereum.
Bloco de gênese da cadeia Beacon
A Beacon Chain requer 16.384 contas armazenando 32 Ether apostados para garantir um lançamento seguro. Isso aconteceu em 27 de novembro de 2020, o que significa que a Beacon Chain começou a produzir blocos em 1 de dezembro de 2020.
A cadeia de beacons desempenha o papel de gerenciar, supervisionar e verificar a rede blockchain. A cadeia de beacons usa um método aleatório para selecionar verificadores. Aqueles que obtiverem sucesso na verificação serão recompensados, mas se houver comportamento malicioso, serão punidos.
Após a fusão, as unidades de tempo de um bloco aparecerão como slots e épocas. Um slot é criado a cada 12 segundos e cada pacote de época consiste em 32 slots. Uma época é um período fixo de tempo no final do qual os verificadores serão reatribuídos.
Para se tornar um validador e obter direitos de voto, os usuários devem apostar pelo menos 32 ETH.
A regra do Ethereum é que, para cada época, os validadores serão atribuídos aleatoriamente a 32 comitês, garantindo que cada comitê seja composto por pelo menos 128 validadores. O sistema utiliza o algoritmo aleatório RANDAO para atribuir 1 validador para cada período e também seleciona aleatoriamente um comitê para este período. Este validador é responsável por propor blocos, enquanto o comitê é responsável por validar e votar nas propostas. Uma vez que a votação é aprovada, um bloco será gerado e o proponente receberá a recompensa; caso contrário, não apenas a recompensa não será obtida, mas o depósito também será confiscado. O mesmo vale para os verificadores comuns: se seguirem corretamente as regras, são recompensados, enquanto os spoilers são punidos. Uma vez que o depósito de 32 ETH cai abaixo de 16 ETH, a elegibilidade do validador será encerrada.
A atualização de Berlim otimiza os custos de gás para certas operações da Máquina Virtual Ethereum e adiciona suporte para vários tipos de transação.
Atualização de Londres
A atualização de Londres introduziu o EIP-1559, que reforma o mercado de taxas de negociação. Continue a adiar a implementação da bomba difícil até o seu lançamento em 1º de dezembro de 2021.
Atualização Aquila
A atualização Aquila é a primeira atualização planejada da Beacon Chain. Ela adiciona suporte para “comitês de sincronização”—suporte para clientes leves, e adiciona penalidades para a preguiça do validador e comportamento passível de penalização à medida que avança em direção às fusões.
Atualização do Arrow Glacier
A bomba de dificuldade atrasou a geração de um total de 10.700.000 blocos até junho de 2022.
O atraso na atualização da rede Gray Glacier adia a implementação da bomba de dificuldade em três meses. Esta é a única mudança introduzida nesta atualização, que é essencialmente similar às atualizações da Arrow Glacier e Muir Glacier. Mudanças semelhantes foram feitas nas atualizações da rede Byzantine, Constantinople e London.
Atualização Bellatrix
A atualização Bellatrix é a segunda atualização planejada da cadeia de Beacons, preparando a cadeia de Beacons para a fusão. Aumenta a penalidade que um validador recebe pela preguiça e por se envolver em comportamentos passíveis de penalização para o seu valor total. A atualização Bellatrix também inclui atualizações nas regras de seleção de fork para preparar a Cadeia de Beacons para a fusão e transição do último bloco de Prova de Trabalho para o primeiro bloco de Prova de Participação. Isso inclui tornar os clientes de consenso cientes da dificuldade terminal total de 587500000000000000000000.
Atualização Paris (Merge)
A atualização de Paris foi acionada quando a blockchain de prova de trabalho excedeu a dificuldade total do terminal de 58750000000000000000000. Isso aconteceu no bloco 15537393 em 15 de setembro de 2022 e acionou a atualização de Paris no bloco seguinte. A atualização de Paris é uma transição de fusão. A função principal do Ethereum encerra o algoritmo de mineração de prova de trabalho e a lógica de consenso relacionada e inicia a prova de participação. A atualização de Paris em si é uma atualização para o cliente de execução (equivalente à atualização de Bellatrix na camada de consenso), permitindo que o cliente de execução aceite instruções do cliente de consenso conectado a ele.
O upgrade Capella é o terceiro grande upgrade da camada de consenso (Beacon Chain), que permite retiradas de staking. Capella e Shanghai atualizaram simultaneamente a camada de execução e habilitaram a função de retirada de staking.
Esta atualização da camada de consenso permite que os validadores que não forneceram certificados de saque para seus depósitos iniciais forneçam certificados de saque para realizar saques.
A atualização também oferece varredura de contas automatizada para processar continuamente quaisquer pagamentos de recompensa disponíveis ou retiradas completas das contas de validadores.
Atualização de Shanghai
A atualização Xangai introduz retiradas de staking para a camada de execução. A atualização Xangai coincide com a atualização Capella, permitindo que o bloco aceite operações de retirada para que os validadores possam retirar ether da cadeia de beacons para a camada de execução.
PoW é mais como uma ferramenta de marketing inicial para uma empresa iniciante, com subsídios para músicas famosas estáveis (renda estável para mineradores da mineração), enquanto PoS é mais como patrimônio líquido e emissão líquida de ETH.
A Fusão altera significativamente a política monetária do Ethereum. Ao eliminar as recompensas dos mineradores e convertê-las em recompensas de staking, reduz significativamente a emissão de novos tokens de ETH. Isso constitui uma diminuição na emissão diária de ETH de aproximadamente 88,7%, equivalente a uma taxa de emissão anualizada de 0,52% do fornecimento total. Como as taxas de Gás sob o EIP-1559 são queimadas, a emissão líquida mostra uma tendência deflacionária.
Existem duas mudanças-chave:
1.2.1 EIP-1559 introduzido na atualização de Londres: citando o mecanismo de queima de custos
Artigo de referência: Combustível e taxas
Para a transação de transferência on-chain mais simples, o O limite de gás é fixado em 21.000, não importa o quão ocupada a cadeia esteja.Portanto, desde que o preço do gás e o limite do gás estejam claros, podemos saber quanto eth gastamos para essa interação. O preço do gás mudará com a congestão da rede, e o limite do gás permanecerá inalterado.
Suponha que Alice precise pagar 1 Ether para Bob. Na transação, o limite de combustível é de 21.000 unidades e o preço do combustível é de 200 gwei.
O custo total é: unidades de gás (limite)Preço do gás por unidade, ou seja, 21.000200 = 4,200,000 gwei ou 0.0042 ether.
Para dar uma prioridade maior, os cientistas podem definir uma taxa de gás muito alta rapidamente, o que resulta em uma experiência do usuário confusa e difícil de prever.
A taxa base é definida pelo protocolo e será queimada diretamente, e a taxa de prioridade é a gorjeta definida pelo usuário a ser paga ao verificador.
Por exemplo, digamos que Jordan queira pagar a Taylor 1 ether. Uma transferência de Ethereum requer 21.000 unidades de gás e tem uma taxa base de 10 gwei. Jordan pagou 2 gwei como gorjeta.
A taxa é de 21.000 * (10 + 2) = 252.000 gwei (0,000252 ether).
Quando Jordan transfere dinheiro, 1.000252 Ether será debitado da conta de Jordan. A conta de Taylor é aumentada em 1.0000 Ether. O validador recebe uma gorjeta no valor de 0.000042 Ethereum. A taxa base de 0.00021 moedas de Ethereum é queimada.
Atualização Paris 1.2.2
Primeiro, o hard fork de Constantinopla reduziu a recompensa de mineração de 3 ETH por bloco para 2 ETH. Em seguida, o merge converteu PoW em PoS, e as recompensas de mineração (160.000eth/dia) desapareceram diretamente e foram transformadas em recompensas de staking (1.600eth/dia), com o volume de emissão caindo acentuadamente em 99%.
Em 15 de setembro de 2022, após a atualização de Paris, o Ethereum oficialmente se tornou deflacionário.
Fonte: https://ultrasound.money/
Desde o Merge, o fornecimento total foi apostado e queimado, excedendo 300.000 Ether. Com uma taxa de queima anual de 981.000, uma taxa de emissão de 723.000, o fornecimento sofre deflação a uma taxa de 0,21% ao ano.
Origem: https://ultrasound.money/
Após o Merge, o Ethereum resolveu o problema do alto consumo de energia e, em seguida, focou nas questões de desempenho e custo. A Camada 2 resolveu esses dois problemas ao mesmo tempo, tornando-se assim a trilha mais preocupante no ecossistema do Ethereum após o Merge.
Vitalik Buterin apresentou uma visão para o roteiro do Ethereum, que divide as atualizações em várias categorias com base em seu impacto na arquitetura do Ethereum. Isso inclui:
Essas atualizações são feitas em paralelo, o que significa que qualquer parte que seja desenvolvida mais rapidamente pode ser atualizada primeiro.
Fonte - Twitter de Vitalik Buterin: https://twitter.com/VitalikButerin/status/1741190491578810445
Após a fusão do Ethereum, o mais importante é melhorar o desempenho TPS, reduzir as taxas de gás e fazer com que o Ethereum se aproxime de uma aplicação perfeita.
Que tipo de TPS e Taxa de Gás o Vitalik acha que o Ethereum pode alcançar para ser considerada uma cadeia pública qualificada?
Esta atualização do Ethereum é chamada de atualização Dencun (Dencun+Cancun). A atualização Cancun (Cancun, a cidade que hospeda o Devcon) concentra-se na camada de execução do Ethereum, e a atualização Deneb concentra-se na camada de consenso.
O upgrade de Cancun corresponde à parte de The Surge, com o objetivo de atingir 10+TPS.
De acordo com o Github, a atualização de Cancun implementará os seguintes seis EIPs, nos quais nos concentraremos na próxima seção.
Origem: https://github.com/ethereum/execution-specs/blob/master/network-upgrades/mainnet-upgrades/cancun.md
Além do Pro-Danksharding (EIP-4844), a atualização Cancun também inclui EIP-6780, EIP-1153, EIP-6475, EIP-4788 e outras propostas de melhoria.
Uma das coisas mais importantes na atualização de Cancun é introduzir o Proto-Danksharding para fazer a transição para a expansão completa do shardings do Ethereum e introduzir tecnologias similares antecipadamente. O objetivo final do Ethereum é dividir a rede principal em 64 fatias para atingir 100.000+ TPS.
O contexto do Proto-Danksharding é que, embora o esquema Rollup reduza significativamente as taxas de transação em comparação com a cadeia principal do Ethereum, ainda não é baixo o suficiente. Isso ocorre porque os calldata que fornecem disponibilidade de dados na cadeia principal do Ethereum ainda ocupam um custo alto (16 gas / byte). Na ideia original, o Ethereum propôs fornecer 16MB de espaço de dados dedicado para cada bloco no data sharding para o Rollup usar, mas a implementação real do data sharding ainda está distante.
Atualmente, os dados retornados pela Camada2 para a Camada1 são armazenados em Calldata, e os dados são armazenados permanentemente na camada de execução. Além disso, por motivos de segurança, o Calldata requer gás para cada etapa de execução a fim de evitar abuso de recursos de rede.
Depois que o Ethereum completou a fusão, ele separou a camada de consenso (responsável pelo consenso PoS) e a camada de execução (execução do código do contrato). O trabalho da camada de execução é executar os dados armazenados em Calldata (que pode ser considerado um tipo de transação).
O conteúdo contido em Calldata pode ser dividido em duas partes:
Fonte: https://dune.com/optimismfnd/optimism-l1-batch-submission-fees-security-costs
Na verdade, como dados de transação, há apenas requisitos de verificação e nenhum requisito de execução. Não há necessidade de transmiti-lo para a camada de execução para aumentar a carga sobre a camada de execução. Ele só pode ser armazenado nos nós da camada de consenso.
Para esse fim, a EIP-4844 introduz um novo tipo de transação chamado Blob (Objetos Binários Grandes), que subdividem ainda mais os tipos de transação. Ao contrário das transações regulares, os Blobs carregam um pacote de dados adicional de cerca de 125 KB. Esses Blobs existem apenas na camada de consenso, funcionando como um pacote de cache semelhante a um banco de dados anexado adicional. Eles são especificamente projetados como um tipo de dado separado (Blob) para os dados transmitidos de volta da Camada 2, distintos do Calldata da Camada 1. Consequentemente, os dados Blob só precisam ser acessíveis e verificados por aqueles que precisam dentro de um determinado período de tempo, sem exigir que a execução da Camada 1 lide com todo o processo. Isso alivia significativamente o fardo sobre a Camada 1.
Proto-Danksharding introduz Blocos com um tamanho de 128 KB cada, com cada bloco Ethereum planejado para incluir 3-6 Blocos (0,375 MB - 0,75 MB), expandindo gradualmente para 64 no futuro. Em comparação, o bloco Ethereum atual pode acomodar menos de 200 KB de dados. A introdução de Blocos aumentará significativamente a quantidade de dados que os blocos Ethereum podem conter.
Fonte: https://etherscan.io/chart/blocksize
EIP-4844 é a versão avançada do Danksharding, que tem como objetivo alcançar o armazenamento temporário e recuperação de dados fora da cadeia por meio de nós Ethereum. A Layer2 comprime os dados fora da cadeia. Portanto, espera-se que permita que L2 transporte mais dados por blockchain, reduzindo as taxas de negociação em 10-100 vezes.
Se o Dencun conseguir atingir com sucesso a meta média de 3 blobs por bloco após a atualização, a capacidade da L2 será aumentada em quase 2 vezes. Se o objetivo de adicionar 64 blobs a um bloco for finalmente alcançado, a capacidade da L2 será melhorada em quase 40 vezes.
Proto-Danksharding introduz EIP-1559 para reduzir ainda mais os custos de blob
E se eu quiser ver os dados da transação?
A EIP-4844 também introduz o esquema de compromisso KZG (Kate-Zaverucha-Goldberg) como parte do processo de verificação de blob e geração de atestação. O compromisso KZG é um esquema de comprometimento de polinômio que permite aos remetentes usar uma string curta para se comprometer com polinômios e suporta verificadores a usar strings curtas para confirmar compromissos declarados. Em termos simples, o KZG pode simplificar a verificação de grandes quantidades de dados na verificação de pequenos compromissos criptográficos.
Comparação antes e depois da introdução do Proto-Danksharding.
A EIP-6780 propõe modificar a função do opcode SELFDESTRUCT para preparar-se para futuras aplicações de árvores de Merkle. No futuro, através da aplicação de árvores de Merkle, a eficiência de armazenamento do Ethereum será grandemente melhorada.
EIP-1153 permite que o protocolo realize armazenamento temporário adicionando um opcode de armazenamento transitório, economizando assim taxas de gás de rede.
EIP-6475 é uma solução complementar ao EIP-4844, proporcionando melhor legibilidade e ordem sequencial compacta, introduzindo tipos de transação codificados em SSZ.
EIP-4788 tem como objetivo melhorar a estrutura das pontes entre blockchains e pools de staking.
O TVL total ultrapassou $20b
Origem: https://l2beat.com/scaling/tvl
Embora Vitalik acredite que ZK seja a solução final para Rollup, na verdade, Arb+OP e outros sistemas Op já ultrapassaram 85%. Ao mesmo tempo, muitos projetos também estão tentando a combinação de OP+ZK e constantemente iterando.
Origem: https://l2beat.com/scaling/summary
A taxa de manuseio de alguns dólares por uma única transação pode ser considerada uma quantia pequena para OG que estão expostos desde cedo ao web3.0, mas ainda é muito cara para Adoção em Massa.
Fonte: https://l2fees.info/
Selecione a Camada1 e a Camada2 para categoria e selecione as quatro cadeias públicas na imagem para blockchain (Fonte:https://cryptofees.info/)
3.2 TPS
O TPS mais antigo do Ethereum é 108. Teoricamente, o TPS da Camada 2 pode exceder 100.000 transações/segundo (TON). No entanto, atualmente, não existem aplicações desse nível, o que também é motivo de preocupação.
Fonte: https://chainspect.app/dashboard/tps
O TPS máximo em tempo real atual na Camada 2 é inferior a 50.
Origem: https://chainspect.app/dashboard/tps?tag=layer_2
No processo de desenvolvimento do protocolo Ethereum, atualizações de rede e bifurcações têm o mesmo significado. Ambas são alterações no protocolo Ethereum e a adição de novas regras (na forma de EIP), que podem ser planejadas ou não planejadas. Mas o significado de uma bifurcação rígida é diferente. Significa que esta atualização de rede não é totalmente compatível com versões anteriores e pode até alterar a funcionalidade existente dos contratos implantados e invalidar algumas transações anteriores.
Principais fontes de referência: https://eips.ethereum.org/EIPS/eip-1, ou seja, EIP-1
Classificação EIP 2.1
EIPs podem ser divididos em três categorias principais:
Padrão de rastreamento EIP:Este tipo de EIP descreve quaisquer alterações que afetam a maioria ou todas as implementações do Ethereum, ou quaisquer alterações ou adições que afetam a interoperabilidade de aplicativos que usam o Ethereum. Simplificando, é qualquer EIP que altera todos ou a maioria dos detalhes de implementação do Ethereum. Pode ser subdividido nas seguintes categorias:
Meta EIP (Meta Ethereum Improvement Proposal): Esta categoria de EIP gira em torno de mudanças nos processos do Ethereum (ou eventos dentro do processo), incluindo modificações nos processos, guias do usuário, processos decisórios, ambientes de desenvolvimento e ferramentas. Como essas modificações exigem adesão coletiva dos usuários da comunidade, alcançar consenso comunitário é necessário.
EIP Informativo (Proposta de Melhoria Informativa do Ethereum): Este tipo de EIP é uma melhoria não padrão, não propondo novas funcionalidades, mas abordando questões de design e oferecendo opiniões sobre diretrizes gerais ou informações dentro da comunidade Ethereum. Não necessariamente representa um consenso ou recomendação da comunidade Ethereum.
Atualmente, o repositório EIP passou por uma separação entre ERC (Ethereum Request for Comment) e EIP. A proposta EIP-7329 sugere separar as especificações ERC do repositório EIP em um novo repositório, mantendo apenas o EIP do protocolo central. Portanto, o repositório EIP atual concentra-se na padronização do próprio Ethereum e dos protocolos construídos sobre ele, acompanhando melhorias passadas e em andamento na forma de EIPs. O repositório ERC, por outro lado, é dedicado à padronização da camada de aplicativos Ethereum, acompanhando melhorias nos padrões de aplicativos na forma de ERCs. O ERC deu origem a vários padrões bem conhecidos, como ERC-20, ERC-721, ERC-1155 e outros.
2.2 processo de revisão EIP
Idea - Uma ideia preliminar. Isso não é rastreado no repositório EIP.
Rascunho - A primeira fase formal de rastreamento no desenvolvimento de um EIP. Quando formatado corretamente, o EIP é mesclado no repositório EIP pelo editor EIP.
Revisão - O autor do EIP marca o EIP como pronto e solicita revisão pelos pares.
Última chamada - Esta é a última janela de revisão para o EIP antes da transferência para
Final - O editor do EIP irá atribuir
Última Chamada
É o status e definirá a data de término da revisão (
última-chamada-prazo
) geralmente após 14 dias.
Se ocorrerem alterações normativas necessárias durante este período, a PEI reverterá para
Revisão
.
Final - Este EIP representa o padrão final. O EIP final está em um estado final e só deve ser atualizado para corrigir erros e adicionar esclarecimentos não normativos.
A PR que move o EIP da última invocação para a invocação final não deve conter nenhuma alteração além das atualizações de status. Quaisquer mudanças propostas de conteúdo ou editoriais devem ser enviadas separadamente e antes desta atualização de status PR.
Estagnado
Rascunho
Revisão
ou qualquer EIP que esteja inativo por 6 meses ou mais
Última Chamada
será movido para
Estagnado
. O autor ou editor do EIP pode mover o EIP para trás por
Rasura
ou um estado anterior para se recuperar. Se não for ressuscitada, a proposta pode permanecer assim para sempre.
Os autores do EIP são notificados de quaisquer alterações de algoritmo em seu status EIP
Retirado - O autor do EIP retirou o EIP proposto. Este status é final e não pode ser ressuscitado usando este número de EIP. Se a ideia for continuada posteriormente, será considerada uma nova proposta.
Vivo - Um estado especial de um EIP que é projetado para ser continuamente atualizado e não alcança um estado final. O mais famoso deles é o EIP-1.