Relatório de Pesquisa do Projeto io.Net

Principiante5/22/2024, 2:35:56 AM
Este artigo fornece uma introdução detalhada ao io.net, uma rede descentralizada de GPU destinada a fornecer energia computacional para aprendizagem automática. O projeto integra recursos computacionais de centros de dados independentes e mineradores de criptomoedas em todo o mundo, oferecendo aos utilizadores serviços de computação GPU de baixo custo e altamente disponíveis.

Encaminhar o Título Original 'MIIX Capital: io.net项目研究报告'

1. Estado do Projeto

1.1 Visão Geral Operacional

io.net é uma rede de GPU descentralizada destinada a fornecer energia de computação para aprendizado de máquina (ML). Ele reúne recursos de computação de mais de 1 milhão de GPUs provenientes de centros de dados independentes, mineiros de criptomoeda e projetos como Filecoin e Render.

Seu objetivo é combinar esses 1 milhão de GPUs em uma DePIN (Rede de Infraestrutura Física Descentralizada) para criar uma rede de computação distribuída de nível empresarial. Ao agrupar recursos globais de computação ociosos (principalmente GPUs), oferece aos engenheiros de IA serviços de computação em rede mais acessíveis, acessíveis e flexíveis.

Para os utilizadores, funciona como um mercado descentralizado para recursos de GPU globais inativos, permitindo que engenheiros ou equipas de IA personalizem e comprem os serviços de computação GPU de que precisam com base nos seus requisitos.

1.2 Antecedentes da Equipa

Ahmad Shadid é o fundador e CEO, anteriormente engenheiro de sistemas quantitativos na WhalesTrader.

Garrison Yang é o Diretor de Estratégia e Diretor de Marketing, anteriormente Vice-Presidente de Crescimento e Estratégia na Ava Labs.

Tory Green é o Diretor de Operações, anteriormente Diretor de Operações da Hum Capital e Diretor de Desenvolvimento Corporativo e Estratégia no Fox Mobile Group.

Angela Yi é a Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios, uma graduada da Universidade de Harvard, responsável pelo planeamento e execução de estratégias-chave em vendas, parcerias e gestão de fornecedores.

Em 2020, quando Ahmad Shadid estava construindo uma rede de computação GPU para a empresa de negociação quantitativa de aprendizado de máquina Dark Tick, as estratégias de negociação estavam próximas da negociação de alta frequência, exigindo uma vasta quantidade de energia de computação. O alto custo dos serviços de GPU dos provedores de nuvem tornou-se um desafio significativo para eles. A imensa demanda por energia de computação e os altos custos os levaram a buscar recursos de computação distribuída descentralizada. Mais tarde, chamaram a atenção na Austin Solana Hacker House. Assim, io.net surgiu a partir dos próprios desafios da equipe, oferecendo uma solução e expandindo seus negócios.

1.3 Produtos/Tecnologia

Os utilizadores do mercado enfrentam vários desafios:

Acesso limitado Acesso a hardware através de serviços de nuvem como AWS, GCP ou Azure frequentemente demora semanas, e modelos populares de GPU estão frequentemente indisponíveis.

Opções limitadas: Os utilizadores têm uma flexibilidade mínima em termos de hardware de GPU, localização, nível de segurança, latência, etc.

Altos custos: Adquirir GPUs de alta qualidade é dispendioso, com despesas mensais que chegam a centenas de milhares de dólares para treino e inferência.

Solução:

io.net aborda esses desafios ao agregar recursos de GPU subutilizados (como centros de dados independentes, mineradores de criptomoedas e projetos como Filecoin e Render) em DePIN. Essa integração permite que engenheiros acessem uma potência de computação substancial dentro do sistema. Isso permite que equipes de ML construam fluxos de trabalho de serviço de inferência e modelo em redes de GPU distribuídas, utilizando bibliotecas de computação distribuída para orquestrar e treinar em lote trabalhos para paralelização em vários dispositivos distribuídos.

Além disso, io.net utiliza bibliotecas de computação distribuída com ajuste avançado de hiperparâmetros para examinar resultados ótimos, otimizar agendamento e especificar padrões de pesquisa facilmente. Também emprega uma biblioteca de aprendizado por reforço de código aberto que suporta cargas de trabalho de aprendizado por reforço altamente distribuídas e de qualidade de produção, juntamente com uma API simples.

Componentes do Produto:

IO Cloud: Projetado para implantar e gerir clusters descentralizados de GPU sob demanda, integrando-se perfeitamente com o IO-SDK para oferecer uma solução abrangente para escalar aplicações de IA e Python. Ele fornece poder de computação ilimitado, simplificando a implantação e gestão de recursos de GPU/CPU.

IO Worker: Oferece aos utilizadores uma interface abrangente e amigável para gerir eficientemente as operações do seu nó GPU através de uma aplicação web intuitiva. As funcionalidades incluem gestão de conta, monitorização das atividades de computação, visualização de dados em tempo real, monitorização de temperatura e energia, assistência de instalação, gestão de carteira, medidas de segurança e cálculos de rentabilidade.

IO Explorer: Fornece principalmente aos utilizadores dados estatísticos abrangentes e visualizações de vários aspetos da nuvem de GPU, permitindo aos utilizadores monitorizar, analisar e compreender facilmente os detalhes complexos da rede io.net. Oferece uma visão abrangente da atividade da rede, estatísticas chave, pontos de dados e transações de recompensa.

Características do Produto:

Rede de computação descentralizada: io.net adota um modelo de computação descentralizada, distribuindo recursos de computação globalmente para melhorar a eficiência e estabilidade.

Acesso de baixo custo: a io.net Cloud oferece custos de acesso mais baixos em comparação com os serviços centralizados tradicionais, permitindo que mais engenheiros e pesquisadores de ML acessem recursos de computação.

Clusters de nuvem distribuída: A plataforma fornece um cluster de nuvem distribuída onde os utilizadores podem selecionar recursos computacionais adequados de acordo com as suas necessidades e distribuir tarefas para diferentes nós para processamento.

Suporte para tarefas de ML: A io.net Cloud concentra-se em fornecer recursos computacionais para engenheiros de ML, facilitando o treino de modelos, processamento de dados e outras tarefas.

1.4 Roadmap de Desenvolvimento

https://developers.io.net/docs/cronograma-do-produto

De acordo com as informações divulgadas no whitepaper da io.net, o roadmap do produto do projeto é o seguinte: Janeiro-Abril de 2024: Lançamento completo da V1.0, com foco na descentralização do ecossistema io.net para permitir auto-hospedagem e auto-replicação.

1.5 Informações de Financiamento

De acordo com fontes de notícias públicas, em 5 de março de 2024, io.net anunciou a conclusão de uma rodada de financiamento da Série A de $30 milhões. Hack VC liderou a rodada, com a participação da Multicoin Capital, 6th Man Ventures, M13, Delphi Digital, Solana Labs, Aptos Labs, Foresight Ventures, Longhash, SevenX, ArkStream, Animoca Brands, Continue Capital, MH Ventures, Sandbox Games e outros. Vale ressaltar que após esta rodada de financiamento, a io.net atingiu uma avaliação geral de $1 bilhão.

2. Dados de Mercado

2.1 Website Oficial

De acordo com os dados do site oficial de janeiro de 2024 a março de 2024, o número total de visitas é de 5,212 milhões, com uma média mensal de 1,737 milhão e uma taxa de rejeição de 18,61% (relativamente baixa). As visitas dos utilizadores estão distribuídas de forma equitativa por várias regiões, e as visitas diretas e as visitas de pesquisa representam mais de 80%. Isto pode indicar que a proporção de dados incorretos nos dados do visitante é baixa. Os utilizadores têm um entendimento básico do io.net e estão dispostos a explorar e interagir mais no site.

2.2 Comunidades de Mídias Sociais

3. Análise Competitiva

3.1 Paisagem Competitiva

O negócio principal da io.net está intimamente relacionado com o poder de computação de IA descentralizada, sendo seus principais concorrentes os provedores tradicionais de serviços na nuvem representados pela AWS, Google Cloud e Microsoft Azure. De acordo com o 'Relatório de Avaliação do Índice Global de Poder de Computação 2022-2023' compilado conjuntamente pela IDC, CCID Consulting e pelo Instituto de Pesquisa da Indústria Global da Universidade Tsinghua, espera-se que o mercado global de computação em inteligência artificial cresça de $19.5 bilhões em 2022 para $34.66 bilhões em 2026.

Comparando a receita de vendas dos principais fornecedores globais de computação em nuvem: Em 2023, a AWS teve uma receita de vendas de serviços em nuvem de $90.8 bilhões, o Google Cloud teve uma receita de vendas de $33.7 bilhões, e o Microsoft Azure teve uma receita de vendas de $96.8 bilhões. [3] Estas três empresas juntas detêm cerca de 66% da quota de mercado global. Além disso, o valor de mercado destas três gigantes empresas está acima de um trilhão de dólares.

https://www.alluxio.io/blog/maximize-gpu-utilization-for-model-training/

Em contraste com a alta receita dos fornecedores de serviços de nuvem, melhorar a utilização da GPU tornou-se uma questão focal. De acordo com uma pesquisa sobre a infraestrutura de IA, a maioria dos recursos de GPU é subutilizada - cerca de 53% dos entrevistados acreditam que 51-70% dos recursos de GPU são subutilizados, 25% estimam taxas de utilização em 85% e apenas 7% acreditam que a utilização excede 85%. Para io.net, a grande demanda por computação em nuvem e o problema de recursos de GPU subutilizados apresentam oportunidades de mercado.

3.2 Análise de Vantagens

https://twitter.com/eli5_defi/status/1768261383576289429

A maior vantagem competitiva da io.net reside na sua posição ecológica ou vantagem do primeiro-movimento. De acordo com os dados fornecidos pela fonte oficial, a io.net possui atualmente um cluster de GPU totalizando mais de 40.000, um total de CPU superior a 5.600 e mais de 69.000 Nós Trabalhadores. O tempo de implementação para 10.000 GPUs é inferior a 90 segundos, e os seus preços são 90% mais baratos em comparação com os concorrentes, com uma avaliação de $1 bilião.

A io.net não só oferece aos clientes serviços online de baixo custo e instantâneos em comparação com os fornecedores centralizados de serviços de nuvem a 1-2% do custo, mas também fornece incentivos de lançamento adicionais para os fornecedores de energia computacional através do próximo token IO, facilitando o objetivo de conectar 1 milhão de GPUs.

Além disso, comparado a outros projetos de computação DePIN, io.net concentra-se na potência de computação da GPU, com a escala da sua rede GPU superando projetos semelhantes em mais de 100 vezes. io.net é também o primeiro projeto na indústria blockchain a integrar pilhas de tecnologia ML de ponta (como clusters Ray, clusters Kubernetes e clusters gigantes) em projetos de GPU DePIN e colocá-los em prática em larga escala, colocando-o numa posição de liderança não apenas em termos de quantidade de GPU, mas também em aplicação de tecnologia e capacidades de treino de modelos.

Com o desenvolvimento contínuo do io.net, se puder aumentar a capacidade da GPU para competir com os fornecedores de serviços de nuvem centralizados com 500.000 GPUs simultâneos, poderá fornecer serviços semelhantes à Web 2 a custos mais baixos. Existe também a oportunidade de estabelecer gradualmente a sua posição central como líder da rede de GPU descentralizada e camada de liquidação em colaboração com os principais intervenientes DePIN e AI (incluindo Render Network, Filecoin, Solana, Ritual, etc.), trazendo vitalidade a todo o ecossistema Web 3xAI.

3.3 Riscos e Problemas

io.net é uma plataforma emergente de integração e distribuição de recursos de computação profundamente integrada com Web3. Seus negócios se sobrepõem significativamente com os provedores tradicionais de serviços de nuvem, apresentando riscos e obstáculos tanto em termos de tecnologia quanto de posicionamento de mercado.

Riscos de Segurança Técnicos: Como uma plataforma nascente, io.net ainda não passou por testes de aplicação em larga escala e carece de capacidades demonstradas para prevenir e responder a ataques maliciosos. Com o grande influxo, distribuição e gestão de recursos computacionais, há uma falta de experiência correspondente ou validação prática, tornando-o suscetível a problemas técnicos comuns como compatibilidade, robustez e segurança. Quaisquer problemas que surjam podem ser potencialmente fatais para io.net, uma vez que os clientes priorizam a sua segurança e estabilidade e não estão dispostos a suportar as consequências.

Expansão lenta do mercado: io.net concorre diretamente com fornecedores tradicionais de serviços de nuvem, como AWS, Google Cloud e Alicloud, bem como fornecedores de serviços de segunda ou terceira categoria. Apesar de suas vantagens de custo, os sistemas de mercado e serviços da io.net voltados para clientes de classe B ainda estão em sua infância, apresentando uma diferença significativa das operações de mercado existentes na indústria Web3. Portanto, seu progresso na expansão do mercado pode não ser ideal, impactando diretamente sua valoração do projeto e desempenho no mercado de tokens.

Último Incidente de Segurança

Em 25 de abril, o fundador e CEO da io.net, Ahmad Shadid, twittou sobre um incidente de segurança envolvendo a API de metadados da io.net. Os atacantes exploraram o mapeamento de IDs de usuário para IDs de dispositivo, levando a atualizações não autorizadas de metadados. Embora essa vulnerabilidade não tenha afetado o acesso à GPU, ela impactou os metadados exibidos aos usuários na interface. Shadid afirmou que o design do sistema da io.net permite a autorrecuperação e atualizações contínuas para recuperar quaisquer metadados alterados incorretamente. Em resposta a este incidente, a io.net acelerou a implementação da integração de autenticação de identidade ao nível do usuário com OKTA, que deverá ser concluída nas próximas 6 horas. Além disso, a io.net introduziu Tokens Auth0 para autenticação do usuário, a fim de evitar alterações não autorizadas nos metadados. Durante o período de recuperação do banco de dados, os usuários temporariamente não poderão fazer login. No entanto, todos os registros de tempo de operação normais permanecem inalterados, e este incidente não afetará as recompensas de computação para os fornecedores.

4. Avaliação do Token

4.1 Modelo de Token

A tokenomics do io.net envolvem um fornecimento inicial de 500 milhões de tokens IO distribuídos por cinco categorias: Investidores Seed (12,5%), Investidores da Série A (10,2%), Contribuidores Principais (11,3%), Pesquisa & Ecossistema (16%) e Comunidade (50%). Com a emissão de tokens IO para incentivar o crescimento e a adoção da rede, o fornecimento total aumentará para um máximo fixo de 800 milhões de tokens ao longo de um período de 20 anos.

O mecanismo de recompensa adota um modelo deflacionário, começando em 8% no primeiro ano e diminuindo 1,02% mensalmente (aproximadamente 12% anualmente) até atingir o limite de 800 milhões de tokens IO. À medida que as recompensas são distribuídas, as parcelas de apoiadores iniciais e contribuintes principais continuarão a diminuir, com a parcela da comunidade crescendo para 50% assim que todas as alocações de recompensa forem concluídas. [4]

A utilidade do token IO inclui fornecer incentivos para os IO Workers, recompensar equipas de implementação de IA e ML pelo uso contínuo da rede, equilibrar a procura e oferta parciais, fixar o preço das unidades de computação dos IO Worker e facilitar a governação da comunidade.

Para mitigar problemas de pagamento decorrentes da volatilidade do preço do token IO, a io.net desenvolveu a stablecoin IOSD, ancorada ao dólar americano numa proporção de 1:1. 1 IOSD sempre equivale a 1 USD, e a IOSD só pode ser obtida destruindo tokens IO. Além disso, a io.net está a considerar a implementação de mecanismos para melhorar a funcionalidade da rede. Por exemplo, os IO Workers podem ser autorizados a aumentar as suas chances de serem arrendados ao comprometerem ativos nativos. Neste cenário, quantos mais ativos investirem, maior será a sua probabilidade de seleção. Além disso, os engenheiros de IA que comprometam ativos nativos teriam acesso prioritário às GPUs de alta procura.

4.2 Mecanismo de Token

O token IO é principalmente utilizado por dois grandes grupos: participantes do lado da procura e participantes do lado da oferta.

Para os participantes do lado da procura, cada trabalho de computação é precificado em dólares americanos, e a rede manterá o pagamento até que o trabalho seja concluído. Uma vez que os operadores de nós configuram as suas partes de recompensa em dólares americanos e tokens, todos os montantes em dólares americanos serão diretamente alocados aos operadores de nós, enquanto a parte alocada aos tokens será usada para queimar tokens IO. Em seguida, durante esse período, todos os tokens IO cunhados como recompensas de computação serão distribuídos aos utilizadores com base no valor em dólares dos seus tokens de cupão (pontos de computação).

Para os participantes do lado da oferta, as recompensas incluem recompensas de disponibilidade e recompensas de computação. As recompensas de computação são para trabalhos submetidos à rede, onde os usuários podem escolher seu tempo de implantação preferido em horas e receber estimativas de custo do oráculo de preços io.net. As recompensas de disponibilidade envolvem a rede submetendo aleatoriamente pequenos testes para avaliar quais nós funcionam regularmente e podem aceitar efetivamente trabalhos do lado da demanda.

Vale a pena mencionar que tanto os participantes do lado da oferta como os do lado da procura têm um sistema de reputação em vigor, acumulando pontuações com base no desempenho de computação e participação na rede para receber recompensas ou descontos.

Além disso, io.net possui mecanismos de crescimento do ecossistema, incluindo staking, recompensas de referência e taxas de rede. Os detentores de tokens IO podem optar por apostar seus tokens para operadores de nós ou usuários. Uma vez apostados, os apostadores receberão de 1 a 3% de todas as recompensas obtidas pelo participante. Os usuários também podem convidar novos participantes da rede e partilhar futuros rendimentos parciais desses novos participantes. As taxas de rede são definidas em 5%.

4.3 Análise de Valoração

Uma vez que atualmente não dispomos de dados precisos de receitas de projetos no mesmo setor, não podemos estimar com precisão a valoração. Portanto, nosso principal ponto de referência será a comparação com Render, um projeto semelhante ao io.net no espaço AI+DePIN, para fornecer algumas ideias para consideração.

https://x.com/ionet/status/1777397552591294797

https://globalcoinresearch.com/2023/04/26/render-network-scaling-rendering-for-the-future/

Como mostrado no gráfico, a Render Network é atualmente o principal projeto no setor de AI+Web3, focando em soluções de renderização de GPU descentralizadas. Possui um total de 11.946 recursos de GPU e uma avaliação de mercado atual de $3 bilhões (avaliação totalmente diluída de $5 bilhões). Por outro lado, a io.net possui um total de 461.772 recursos de GPU, o que é 38 vezes mais do que a Render. Com tanto a io.net quanto a Render focando em computação de GPU descentralizada como sua capacidade principal, é altamente provável que a avaliação de mercado da io.net ultrapasse a da Render após a listagem, ou pelo menos seja comparável.

https://stats.renderfoundation.com/

Com base nos dados fornecidos, a Render Network teve um total de 9.420.335 frames renderizados e um GMV de $2.457.134 em 2022. Atualmente, o total de frames renderizados da Render Network aumentou para 31.643.819, sugerindo um GMV aproximado de $8.253.751.

Em comparação, io.net teve um GMV de $400,000 nos primeiros 4 meses. Supondo que io.net mantenha esta taxa de crescimento, o GMV para 12 meses atingiria $1,200,000. Se io.net pretende alcançar o GMV atual da Rede Render, teria que crescer aproximadamente 6.8 vezes mais.

Considerando o potencial da io.net, a concorrência de mercado e o impacto de um ciclo de mercado otimista, a io.net tem o potencial de atingir uma avaliação de mercado acima de $5 bilhões durante um ciclo de mercado otimista.

5. Resumo

A emergência do io.net preenche uma lacuna no campo da computação descentralizada, proporcionando aos utilizadores uma abordagem de computação inovadora e promissora. Com o desenvolvimento contínuo de áreas como inteligência artificial e aprendizagem automática, a procura de recursos de computação está constantemente a aumentar, tornando o io.net com um elevado potencial de mercado e valor.

Por outro lado, embora o mercado tenha dado à io.net uma avaliação alta de $1 bilhão, o seu produto ainda não foi testado no mercado e existem riscos incertos em termos de tecnologia. Além disso, se pode efetivamente combinar a relação entre oferta e procura é também uma variável chave para determinar se o seu valor de mercado futuro pode atingir novos máximos. A partir da situação atual, a plataforma da io.net mostrou resultados preliminares no lado da oferta, mas não aplicou totalmente os seus esforços no lado da procura, o que levou a que os recursos globais de GPU da plataforma não sejam totalmente utilizados. Como mobilizar de forma mais eficaz a procura por recursos de GPU é um desafio que a equipa deve enfrentar.

Se o io.net puder integrar rapidamente a demanda do mercado e não encontrar grandes riscos ou problemas técnicos durante a operação, com os atributos comerciais tangíveis do AI+DePIN, o seu negócio global iniciará um impulso de crescimento e tornar-se-á um dos produtos mais proeminentes no campo Web3. Isso também significa que o io.net será um alvo de investimento muito atraente, por isso vamos continuar a acompanhar, observar e verificar cuidadosamente.

Aviso legal:

  1. Este artigo é reproduzido de [密客社区].Reencaminhar o título original "MIIX Capital: Relatório de Pesquisa do Projeto io.net". Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Comunidade de Privacidade]Se houver objeções a esta reimpressão, por favor contacte o Gate Learnequipa e eles vão lidar com isso prontamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente as do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outras línguas são feitas pela equipa Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.

Relatório de Pesquisa do Projeto io.Net

Principiante5/22/2024, 2:35:56 AM
Este artigo fornece uma introdução detalhada ao io.net, uma rede descentralizada de GPU destinada a fornecer energia computacional para aprendizagem automática. O projeto integra recursos computacionais de centros de dados independentes e mineradores de criptomoedas em todo o mundo, oferecendo aos utilizadores serviços de computação GPU de baixo custo e altamente disponíveis.

Encaminhar o Título Original 'MIIX Capital: io.net项目研究报告'

1. Estado do Projeto

1.1 Visão Geral Operacional

io.net é uma rede de GPU descentralizada destinada a fornecer energia de computação para aprendizado de máquina (ML). Ele reúne recursos de computação de mais de 1 milhão de GPUs provenientes de centros de dados independentes, mineiros de criptomoeda e projetos como Filecoin e Render.

Seu objetivo é combinar esses 1 milhão de GPUs em uma DePIN (Rede de Infraestrutura Física Descentralizada) para criar uma rede de computação distribuída de nível empresarial. Ao agrupar recursos globais de computação ociosos (principalmente GPUs), oferece aos engenheiros de IA serviços de computação em rede mais acessíveis, acessíveis e flexíveis.

Para os utilizadores, funciona como um mercado descentralizado para recursos de GPU globais inativos, permitindo que engenheiros ou equipas de IA personalizem e comprem os serviços de computação GPU de que precisam com base nos seus requisitos.

1.2 Antecedentes da Equipa

Ahmad Shadid é o fundador e CEO, anteriormente engenheiro de sistemas quantitativos na WhalesTrader.

Garrison Yang é o Diretor de Estratégia e Diretor de Marketing, anteriormente Vice-Presidente de Crescimento e Estratégia na Ava Labs.

Tory Green é o Diretor de Operações, anteriormente Diretor de Operações da Hum Capital e Diretor de Desenvolvimento Corporativo e Estratégia no Fox Mobile Group.

Angela Yi é a Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios, uma graduada da Universidade de Harvard, responsável pelo planeamento e execução de estratégias-chave em vendas, parcerias e gestão de fornecedores.

Em 2020, quando Ahmad Shadid estava construindo uma rede de computação GPU para a empresa de negociação quantitativa de aprendizado de máquina Dark Tick, as estratégias de negociação estavam próximas da negociação de alta frequência, exigindo uma vasta quantidade de energia de computação. O alto custo dos serviços de GPU dos provedores de nuvem tornou-se um desafio significativo para eles. A imensa demanda por energia de computação e os altos custos os levaram a buscar recursos de computação distribuída descentralizada. Mais tarde, chamaram a atenção na Austin Solana Hacker House. Assim, io.net surgiu a partir dos próprios desafios da equipe, oferecendo uma solução e expandindo seus negócios.

1.3 Produtos/Tecnologia

Os utilizadores do mercado enfrentam vários desafios:

Acesso limitado Acesso a hardware através de serviços de nuvem como AWS, GCP ou Azure frequentemente demora semanas, e modelos populares de GPU estão frequentemente indisponíveis.

Opções limitadas: Os utilizadores têm uma flexibilidade mínima em termos de hardware de GPU, localização, nível de segurança, latência, etc.

Altos custos: Adquirir GPUs de alta qualidade é dispendioso, com despesas mensais que chegam a centenas de milhares de dólares para treino e inferência.

Solução:

io.net aborda esses desafios ao agregar recursos de GPU subutilizados (como centros de dados independentes, mineradores de criptomoedas e projetos como Filecoin e Render) em DePIN. Essa integração permite que engenheiros acessem uma potência de computação substancial dentro do sistema. Isso permite que equipes de ML construam fluxos de trabalho de serviço de inferência e modelo em redes de GPU distribuídas, utilizando bibliotecas de computação distribuída para orquestrar e treinar em lote trabalhos para paralelização em vários dispositivos distribuídos.

Além disso, io.net utiliza bibliotecas de computação distribuída com ajuste avançado de hiperparâmetros para examinar resultados ótimos, otimizar agendamento e especificar padrões de pesquisa facilmente. Também emprega uma biblioteca de aprendizado por reforço de código aberto que suporta cargas de trabalho de aprendizado por reforço altamente distribuídas e de qualidade de produção, juntamente com uma API simples.

Componentes do Produto:

IO Cloud: Projetado para implantar e gerir clusters descentralizados de GPU sob demanda, integrando-se perfeitamente com o IO-SDK para oferecer uma solução abrangente para escalar aplicações de IA e Python. Ele fornece poder de computação ilimitado, simplificando a implantação e gestão de recursos de GPU/CPU.

IO Worker: Oferece aos utilizadores uma interface abrangente e amigável para gerir eficientemente as operações do seu nó GPU através de uma aplicação web intuitiva. As funcionalidades incluem gestão de conta, monitorização das atividades de computação, visualização de dados em tempo real, monitorização de temperatura e energia, assistência de instalação, gestão de carteira, medidas de segurança e cálculos de rentabilidade.

IO Explorer: Fornece principalmente aos utilizadores dados estatísticos abrangentes e visualizações de vários aspetos da nuvem de GPU, permitindo aos utilizadores monitorizar, analisar e compreender facilmente os detalhes complexos da rede io.net. Oferece uma visão abrangente da atividade da rede, estatísticas chave, pontos de dados e transações de recompensa.

Características do Produto:

Rede de computação descentralizada: io.net adota um modelo de computação descentralizada, distribuindo recursos de computação globalmente para melhorar a eficiência e estabilidade.

Acesso de baixo custo: a io.net Cloud oferece custos de acesso mais baixos em comparação com os serviços centralizados tradicionais, permitindo que mais engenheiros e pesquisadores de ML acessem recursos de computação.

Clusters de nuvem distribuída: A plataforma fornece um cluster de nuvem distribuída onde os utilizadores podem selecionar recursos computacionais adequados de acordo com as suas necessidades e distribuir tarefas para diferentes nós para processamento.

Suporte para tarefas de ML: A io.net Cloud concentra-se em fornecer recursos computacionais para engenheiros de ML, facilitando o treino de modelos, processamento de dados e outras tarefas.

1.4 Roadmap de Desenvolvimento

https://developers.io.net/docs/cronograma-do-produto

De acordo com as informações divulgadas no whitepaper da io.net, o roadmap do produto do projeto é o seguinte: Janeiro-Abril de 2024: Lançamento completo da V1.0, com foco na descentralização do ecossistema io.net para permitir auto-hospedagem e auto-replicação.

1.5 Informações de Financiamento

De acordo com fontes de notícias públicas, em 5 de março de 2024, io.net anunciou a conclusão de uma rodada de financiamento da Série A de $30 milhões. Hack VC liderou a rodada, com a participação da Multicoin Capital, 6th Man Ventures, M13, Delphi Digital, Solana Labs, Aptos Labs, Foresight Ventures, Longhash, SevenX, ArkStream, Animoca Brands, Continue Capital, MH Ventures, Sandbox Games e outros. Vale ressaltar que após esta rodada de financiamento, a io.net atingiu uma avaliação geral de $1 bilhão.

2. Dados de Mercado

2.1 Website Oficial

De acordo com os dados do site oficial de janeiro de 2024 a março de 2024, o número total de visitas é de 5,212 milhões, com uma média mensal de 1,737 milhão e uma taxa de rejeição de 18,61% (relativamente baixa). As visitas dos utilizadores estão distribuídas de forma equitativa por várias regiões, e as visitas diretas e as visitas de pesquisa representam mais de 80%. Isto pode indicar que a proporção de dados incorretos nos dados do visitante é baixa. Os utilizadores têm um entendimento básico do io.net e estão dispostos a explorar e interagir mais no site.

2.2 Comunidades de Mídias Sociais

3. Análise Competitiva

3.1 Paisagem Competitiva

O negócio principal da io.net está intimamente relacionado com o poder de computação de IA descentralizada, sendo seus principais concorrentes os provedores tradicionais de serviços na nuvem representados pela AWS, Google Cloud e Microsoft Azure. De acordo com o 'Relatório de Avaliação do Índice Global de Poder de Computação 2022-2023' compilado conjuntamente pela IDC, CCID Consulting e pelo Instituto de Pesquisa da Indústria Global da Universidade Tsinghua, espera-se que o mercado global de computação em inteligência artificial cresça de $19.5 bilhões em 2022 para $34.66 bilhões em 2026.

Comparando a receita de vendas dos principais fornecedores globais de computação em nuvem: Em 2023, a AWS teve uma receita de vendas de serviços em nuvem de $90.8 bilhões, o Google Cloud teve uma receita de vendas de $33.7 bilhões, e o Microsoft Azure teve uma receita de vendas de $96.8 bilhões. [3] Estas três empresas juntas detêm cerca de 66% da quota de mercado global. Além disso, o valor de mercado destas três gigantes empresas está acima de um trilhão de dólares.

https://www.alluxio.io/blog/maximize-gpu-utilization-for-model-training/

Em contraste com a alta receita dos fornecedores de serviços de nuvem, melhorar a utilização da GPU tornou-se uma questão focal. De acordo com uma pesquisa sobre a infraestrutura de IA, a maioria dos recursos de GPU é subutilizada - cerca de 53% dos entrevistados acreditam que 51-70% dos recursos de GPU são subutilizados, 25% estimam taxas de utilização em 85% e apenas 7% acreditam que a utilização excede 85%. Para io.net, a grande demanda por computação em nuvem e o problema de recursos de GPU subutilizados apresentam oportunidades de mercado.

3.2 Análise de Vantagens

https://twitter.com/eli5_defi/status/1768261383576289429

A maior vantagem competitiva da io.net reside na sua posição ecológica ou vantagem do primeiro-movimento. De acordo com os dados fornecidos pela fonte oficial, a io.net possui atualmente um cluster de GPU totalizando mais de 40.000, um total de CPU superior a 5.600 e mais de 69.000 Nós Trabalhadores. O tempo de implementação para 10.000 GPUs é inferior a 90 segundos, e os seus preços são 90% mais baratos em comparação com os concorrentes, com uma avaliação de $1 bilião.

A io.net não só oferece aos clientes serviços online de baixo custo e instantâneos em comparação com os fornecedores centralizados de serviços de nuvem a 1-2% do custo, mas também fornece incentivos de lançamento adicionais para os fornecedores de energia computacional através do próximo token IO, facilitando o objetivo de conectar 1 milhão de GPUs.

Além disso, comparado a outros projetos de computação DePIN, io.net concentra-se na potência de computação da GPU, com a escala da sua rede GPU superando projetos semelhantes em mais de 100 vezes. io.net é também o primeiro projeto na indústria blockchain a integrar pilhas de tecnologia ML de ponta (como clusters Ray, clusters Kubernetes e clusters gigantes) em projetos de GPU DePIN e colocá-los em prática em larga escala, colocando-o numa posição de liderança não apenas em termos de quantidade de GPU, mas também em aplicação de tecnologia e capacidades de treino de modelos.

Com o desenvolvimento contínuo do io.net, se puder aumentar a capacidade da GPU para competir com os fornecedores de serviços de nuvem centralizados com 500.000 GPUs simultâneos, poderá fornecer serviços semelhantes à Web 2 a custos mais baixos. Existe também a oportunidade de estabelecer gradualmente a sua posição central como líder da rede de GPU descentralizada e camada de liquidação em colaboração com os principais intervenientes DePIN e AI (incluindo Render Network, Filecoin, Solana, Ritual, etc.), trazendo vitalidade a todo o ecossistema Web 3xAI.

3.3 Riscos e Problemas

io.net é uma plataforma emergente de integração e distribuição de recursos de computação profundamente integrada com Web3. Seus negócios se sobrepõem significativamente com os provedores tradicionais de serviços de nuvem, apresentando riscos e obstáculos tanto em termos de tecnologia quanto de posicionamento de mercado.

Riscos de Segurança Técnicos: Como uma plataforma nascente, io.net ainda não passou por testes de aplicação em larga escala e carece de capacidades demonstradas para prevenir e responder a ataques maliciosos. Com o grande influxo, distribuição e gestão de recursos computacionais, há uma falta de experiência correspondente ou validação prática, tornando-o suscetível a problemas técnicos comuns como compatibilidade, robustez e segurança. Quaisquer problemas que surjam podem ser potencialmente fatais para io.net, uma vez que os clientes priorizam a sua segurança e estabilidade e não estão dispostos a suportar as consequências.

Expansão lenta do mercado: io.net concorre diretamente com fornecedores tradicionais de serviços de nuvem, como AWS, Google Cloud e Alicloud, bem como fornecedores de serviços de segunda ou terceira categoria. Apesar de suas vantagens de custo, os sistemas de mercado e serviços da io.net voltados para clientes de classe B ainda estão em sua infância, apresentando uma diferença significativa das operações de mercado existentes na indústria Web3. Portanto, seu progresso na expansão do mercado pode não ser ideal, impactando diretamente sua valoração do projeto e desempenho no mercado de tokens.

Último Incidente de Segurança

Em 25 de abril, o fundador e CEO da io.net, Ahmad Shadid, twittou sobre um incidente de segurança envolvendo a API de metadados da io.net. Os atacantes exploraram o mapeamento de IDs de usuário para IDs de dispositivo, levando a atualizações não autorizadas de metadados. Embora essa vulnerabilidade não tenha afetado o acesso à GPU, ela impactou os metadados exibidos aos usuários na interface. Shadid afirmou que o design do sistema da io.net permite a autorrecuperação e atualizações contínuas para recuperar quaisquer metadados alterados incorretamente. Em resposta a este incidente, a io.net acelerou a implementação da integração de autenticação de identidade ao nível do usuário com OKTA, que deverá ser concluída nas próximas 6 horas. Além disso, a io.net introduziu Tokens Auth0 para autenticação do usuário, a fim de evitar alterações não autorizadas nos metadados. Durante o período de recuperação do banco de dados, os usuários temporariamente não poderão fazer login. No entanto, todos os registros de tempo de operação normais permanecem inalterados, e este incidente não afetará as recompensas de computação para os fornecedores.

4. Avaliação do Token

4.1 Modelo de Token

A tokenomics do io.net envolvem um fornecimento inicial de 500 milhões de tokens IO distribuídos por cinco categorias: Investidores Seed (12,5%), Investidores da Série A (10,2%), Contribuidores Principais (11,3%), Pesquisa & Ecossistema (16%) e Comunidade (50%). Com a emissão de tokens IO para incentivar o crescimento e a adoção da rede, o fornecimento total aumentará para um máximo fixo de 800 milhões de tokens ao longo de um período de 20 anos.

O mecanismo de recompensa adota um modelo deflacionário, começando em 8% no primeiro ano e diminuindo 1,02% mensalmente (aproximadamente 12% anualmente) até atingir o limite de 800 milhões de tokens IO. À medida que as recompensas são distribuídas, as parcelas de apoiadores iniciais e contribuintes principais continuarão a diminuir, com a parcela da comunidade crescendo para 50% assim que todas as alocações de recompensa forem concluídas. [4]

A utilidade do token IO inclui fornecer incentivos para os IO Workers, recompensar equipas de implementação de IA e ML pelo uso contínuo da rede, equilibrar a procura e oferta parciais, fixar o preço das unidades de computação dos IO Worker e facilitar a governação da comunidade.

Para mitigar problemas de pagamento decorrentes da volatilidade do preço do token IO, a io.net desenvolveu a stablecoin IOSD, ancorada ao dólar americano numa proporção de 1:1. 1 IOSD sempre equivale a 1 USD, e a IOSD só pode ser obtida destruindo tokens IO. Além disso, a io.net está a considerar a implementação de mecanismos para melhorar a funcionalidade da rede. Por exemplo, os IO Workers podem ser autorizados a aumentar as suas chances de serem arrendados ao comprometerem ativos nativos. Neste cenário, quantos mais ativos investirem, maior será a sua probabilidade de seleção. Além disso, os engenheiros de IA que comprometam ativos nativos teriam acesso prioritário às GPUs de alta procura.

4.2 Mecanismo de Token

O token IO é principalmente utilizado por dois grandes grupos: participantes do lado da procura e participantes do lado da oferta.

Para os participantes do lado da procura, cada trabalho de computação é precificado em dólares americanos, e a rede manterá o pagamento até que o trabalho seja concluído. Uma vez que os operadores de nós configuram as suas partes de recompensa em dólares americanos e tokens, todos os montantes em dólares americanos serão diretamente alocados aos operadores de nós, enquanto a parte alocada aos tokens será usada para queimar tokens IO. Em seguida, durante esse período, todos os tokens IO cunhados como recompensas de computação serão distribuídos aos utilizadores com base no valor em dólares dos seus tokens de cupão (pontos de computação).

Para os participantes do lado da oferta, as recompensas incluem recompensas de disponibilidade e recompensas de computação. As recompensas de computação são para trabalhos submetidos à rede, onde os usuários podem escolher seu tempo de implantação preferido em horas e receber estimativas de custo do oráculo de preços io.net. As recompensas de disponibilidade envolvem a rede submetendo aleatoriamente pequenos testes para avaliar quais nós funcionam regularmente e podem aceitar efetivamente trabalhos do lado da demanda.

Vale a pena mencionar que tanto os participantes do lado da oferta como os do lado da procura têm um sistema de reputação em vigor, acumulando pontuações com base no desempenho de computação e participação na rede para receber recompensas ou descontos.

Além disso, io.net possui mecanismos de crescimento do ecossistema, incluindo staking, recompensas de referência e taxas de rede. Os detentores de tokens IO podem optar por apostar seus tokens para operadores de nós ou usuários. Uma vez apostados, os apostadores receberão de 1 a 3% de todas as recompensas obtidas pelo participante. Os usuários também podem convidar novos participantes da rede e partilhar futuros rendimentos parciais desses novos participantes. As taxas de rede são definidas em 5%.

4.3 Análise de Valoração

Uma vez que atualmente não dispomos de dados precisos de receitas de projetos no mesmo setor, não podemos estimar com precisão a valoração. Portanto, nosso principal ponto de referência será a comparação com Render, um projeto semelhante ao io.net no espaço AI+DePIN, para fornecer algumas ideias para consideração.

https://x.com/ionet/status/1777397552591294797

https://globalcoinresearch.com/2023/04/26/render-network-scaling-rendering-for-the-future/

Como mostrado no gráfico, a Render Network é atualmente o principal projeto no setor de AI+Web3, focando em soluções de renderização de GPU descentralizadas. Possui um total de 11.946 recursos de GPU e uma avaliação de mercado atual de $3 bilhões (avaliação totalmente diluída de $5 bilhões). Por outro lado, a io.net possui um total de 461.772 recursos de GPU, o que é 38 vezes mais do que a Render. Com tanto a io.net quanto a Render focando em computação de GPU descentralizada como sua capacidade principal, é altamente provável que a avaliação de mercado da io.net ultrapasse a da Render após a listagem, ou pelo menos seja comparável.

https://stats.renderfoundation.com/

Com base nos dados fornecidos, a Render Network teve um total de 9.420.335 frames renderizados e um GMV de $2.457.134 em 2022. Atualmente, o total de frames renderizados da Render Network aumentou para 31.643.819, sugerindo um GMV aproximado de $8.253.751.

Em comparação, io.net teve um GMV de $400,000 nos primeiros 4 meses. Supondo que io.net mantenha esta taxa de crescimento, o GMV para 12 meses atingiria $1,200,000. Se io.net pretende alcançar o GMV atual da Rede Render, teria que crescer aproximadamente 6.8 vezes mais.

Considerando o potencial da io.net, a concorrência de mercado e o impacto de um ciclo de mercado otimista, a io.net tem o potencial de atingir uma avaliação de mercado acima de $5 bilhões durante um ciclo de mercado otimista.

5. Resumo

A emergência do io.net preenche uma lacuna no campo da computação descentralizada, proporcionando aos utilizadores uma abordagem de computação inovadora e promissora. Com o desenvolvimento contínuo de áreas como inteligência artificial e aprendizagem automática, a procura de recursos de computação está constantemente a aumentar, tornando o io.net com um elevado potencial de mercado e valor.

Por outro lado, embora o mercado tenha dado à io.net uma avaliação alta de $1 bilhão, o seu produto ainda não foi testado no mercado e existem riscos incertos em termos de tecnologia. Além disso, se pode efetivamente combinar a relação entre oferta e procura é também uma variável chave para determinar se o seu valor de mercado futuro pode atingir novos máximos. A partir da situação atual, a plataforma da io.net mostrou resultados preliminares no lado da oferta, mas não aplicou totalmente os seus esforços no lado da procura, o que levou a que os recursos globais de GPU da plataforma não sejam totalmente utilizados. Como mobilizar de forma mais eficaz a procura por recursos de GPU é um desafio que a equipa deve enfrentar.

Se o io.net puder integrar rapidamente a demanda do mercado e não encontrar grandes riscos ou problemas técnicos durante a operação, com os atributos comerciais tangíveis do AI+DePIN, o seu negócio global iniciará um impulso de crescimento e tornar-se-á um dos produtos mais proeminentes no campo Web3. Isso também significa que o io.net será um alvo de investimento muito atraente, por isso vamos continuar a acompanhar, observar e verificar cuidadosamente.

Aviso legal:

  1. Este artigo é reproduzido de [密客社区].Reencaminhar o título original "MIIX Capital: Relatório de Pesquisa do Projeto io.net". Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Comunidade de Privacidade]Se houver objeções a esta reimpressão, por favor contacte o Gate Learnequipa e eles vão lidar com isso prontamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente as do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outras línguas são feitas pela equipa Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.
Lancez-vous
Inscrivez-vous et obtenez un bon de
100$
!