Eterscan é uma ferramenta importante projetada para buscar informações sobre transações no Ethereum.
O explorador de blocos é uma das ferramentas mais importantes para navegar em dados e informações de blockchain, simplesmente falando, é uma ferramenta de busca como o Google. A diferença é que digitamos palavras-chave no Google Chrome, enquanto no explorador de blocos, digitamos um ID de transação, endereço de contrato, endereço de carteira ou hash de bloco.
Quando inserimos diferentes parâmetros, o navegador blockchain nos fornecerá informações diferentes, por exemplo: quando consultamos um ID de transação, obteremos detalhes específicos da transação, como taxa de transação, endereço de ambos os lados da transação, altura do bloco, e assim por diante; quando consultamos o endereço do contrato de uma moeda específica, obteremos detalhes da moeda, como código do contrato, parâmetros da moeda, parâmetros do endereço de detenção da moeda, e assim por diante.
Origem: Etherscan Origem: https://etherscan.io/
Além do Etherscan, múltiplas blockchains públicas estão ativas no mercado ao mesmo tempo, e cada blockchain pública tem seu próprio algoritmo e ecossistema, o que leva ao explorador de blocos inicialmente projetado para oferecer suporte principalmente à busca de informações de uma única blockchain pública, fazendo com que cada blockchain pública tenha seu próprio explorador de blocos. Enquanto isso, à medida que a tecnologia avançava, o explorador de blocos evoluiu gradualmente de um explorador de bloco de moeda única para um navegador que integra a busca de informações de várias moedas, permitindo que os usuários pesquisem informações de múltiplas blockchains públicas ao mesmo tempo.
Explorador de blocos comum e explorador de blocos multi-moedas num piscar de olhos.
Nome do projeto | Nome do explorador | Site | Tipo |
Bitcoin | Bitaps | https://bitaps.com/ | Cadeia única |
Solana | SolScan | https://solscan.io/ | Single-chain |
Tron | TronScan | https://tronscan.org/ | Single-chain |
Binance Smart Chain | Bscscan | https://bscscan.com/ | Cadeia única |
Blockchain | Blockchain.com | https://www.blockchain.com | Multi-cadeia |
Blockchair | Blockchair.com | https://blockchair.com/ | Multi-cadeia |
Graças à natureza aberta e transparente do navegador blockchain, que é uma ferramenta importante que devemos aprender no campo blockchain, podemos acessar rapidamente as informações on-chain que precisamos saber. Neste artigo, usaremos o Etherscan como exemplo para explicar como o explorador de blocos funciona e como usá-lo para cada atividade de busca on-chain.
Etherscan é um explorador de blocos que permite visualizar dados de transações públicas, interagir com contratos inteligentes e visualizar informações de endereço na blockchain Etherscan. Como a apresentação de dados nativos na blockchain Ethereum é principalmente na forma de código, o que é difícil para a pessoa comum consultar e ler, um explorador de blocos como o Etherscan foi desenvolvido para aprimorar a experiência do usuário e permitir que os usuários procurem e aprovem a autorização na blockchain Ethereum e visualizem todas as atividades relacionadas, incluindo tokens, contratos inteligentes e endereços de carteira, pesquisando dados on-chain.
Eterscan pode ser usado como uma fonte de informações sobre blockchain e banco de dados de contratos inteligentes. Podemos usá-lo para os seguintes fins:
Vale ressaltar que todos os dados acima estão disponíveis gratuitamente e que os usuários não precisam pagar nada. O explorador de blocos Etherscan exibe os dados correspondentes da Ethereum na cadeia de blocos de forma muito simples e amigável ao usuário.
Para aprender Eterscan com metade do esforço, primeiro devemos entender os termos comumente usados no explorador de blocos:
Termos do explorador de blocos:
Hash do Bloco
Valor do parâmetro único que representa um bloco
Txn Hash
Valor de parâmetro único representando uma transação específica
Tx/Txns
Refere-se a transações e coleções de transações na cadeia
Txns Pendentes
Refere-se a um grupo de transações em andamento
transações internas de contrato
Refere-se a transações dentro de um contrato
Bk/Bloco
Refere-se a um bloco na cadeia
Altura do bloco
Refere-se à altura do bloco, geralmente seguida por uma sequência de números, como Altura do Bloco 15888669
Tamanho
Refere-se ao tamanho do bloco, não a um valor fixo, varia com o número de transações e contratos realizados pelo bloco
Saldo
Refere-se ao número de Tokens detidos por uma mudança de endereço
Gas
O custo da transação Ethereum, geralmente medido em Gwei, é 1ETH = 10**9 GWei
Taxa
Um valor total pago pelo usuário pela transação/bloco
Timestamp
Preciso aos segundos
Recompensa por Bloco
Refere-se às recompensas que podem ser obtidas ao empacotar o bloco.
Endereço
Refere-se ao endereço de negociação específico
Endereço do Contrato
Refere-se a um endereço de contrato específico
Esta seção mostrará como usar o Etherscan para localizar diferentes atividades on-chain. Você aprenderá como procurar detalhes da transação, atividade do endereço da carteira e cancelamento da autorização do contrato, bem como acessar contratos inteligentes, etc. O Etherscan tem uma interface de usuário fácil de usar, ideal para iniciantes.
Origem: campo de pesquisa da página inicial do site oficial Origem: https://etherscan.io/
Através do campo de pesquisa na página inicial do Etherscan, podemos copiar e colar diretamente o hash da transação, a altura do bloco, os endereços da carteira, os endereços do contrato e os nomes das moedas para buscar as informações que desejamos.
Por exemplo, cole o hash da transação para buscar diretamente os detalhes sobre a transação específica.
Origem: procurar o hash da transação no gráfico de resultados do Etherscan Origem: https://etherscan.io/
Ou, cole endereços de carteira para pesquisar diretamente todas as transações para esse endereço de carteira;
Origem: pesquisar endereços de carteira no gráfico de resultados do Eterscan Origem: https://eterscan.io/
Ao utilizar a função de pesquisa, o navegador fornecerá todas as informações relacionadas à transação, como o status da transação, o valor da transação, o número do bloco, o horário, o custo da transação, com quem é a transação, e assim por diante. Além de usar a barra de pesquisa, você também pode encontrar transações indo para a guia 'Blockchain' na navegação superior e clicando em 'Ver Txns', ou clicando em 'Ver Transações Pendentes' para encontrar transações. Essas páginas possuem caixas de pesquisa no topo para facilitar a busca entre endereços, nomes de moedas, hash de transação, altura do bloco e domínios ENS.
Se você não tem um endereço de transação ou hash de transação, você pode usar o endereço de transferência de entrada ou saída associado à transação e procurar transações feitas nesse endereço. Depois de entender como usar Eterscan para pesquisas de transação, você achará simples usar os outros recursos.
Assim como a busca por transações, a busca por informações sobre criptomoedas também pode ser feita através da caixa de pesquisa. A diferença é que os nomes das moedas não são únicos. Pode haver várias moedas com o mesmo nome na mesma blockchain, e apenas o endereço dos contratos inteligentes emitidos pela moeda é único. A aparição de várias moedas idênticas geralmente acontece quando alguns novos projetos emitem tokens, e hackers pretendem confundir os nomes das moedas para fraudar os usuários de seus ativos.
Portanto, ao procurar informações específicas sobre um token, é melhor obter o endereço exato do contrato do token por meio de sites oficiais, comunidades, blogs, etc.
Fonte: pesquise o endereço do contrato SUSHI no gráfico de resultados do Eterscan. Fonte: https://etherscan.io/
Vamos pegar SUSHI como exemplo e discutir alguns dados e uso comuns. Assim que chegarmos na página de detalhes da moeda SUSHI, podemos acessar as seguintes informações, incluindo
Ao clicar nos Detentores abaixo, podemos visualizar os endereços de carteira específicos que atualmente possuem SUSHI e a quantidade deles, a porcentagem do fornecimento total que ocupam, e outras informações.
Fonte: Gráfico de detentores de SUSHI no site oficial do Etherscan Fonte: https://etherscan.io/
Ao clicar em Contrato, podemos visualizar o código de contratos inteligentes da SUSHI; ao clicar em Analytics, podemos visualizar o preço histórico e os dados totais da SUSHI, como volume de negociação e endereços de negociação desde o momento da emissão até agora.
Fonte: Gráfico de código de contrato SUSHI no site oficial do Etherscan Fonte: https://etherscan.io/
Eterscan fornece gráficos e estatísticas aos usuários de forma muito amigável, que podem ser acessados rapidamente através de "Gráficos & Estatísticas" na guia "Recursos" no topo do site.
Os gráficos e estatísticas mostram uma visão abrangente de todas as atividades na blockchain Eterscan e são divididos em sete categorias para uma análise fácil, incluindo dados de mercado do Ethereum, dados da blockchain, painel de controle, dados da rede, estatísticas populares, dados do serviço de nome de domínio Ethereum (ENS) e dados de contratos inteligentes. Esses dados são apresentados na forma de gráficos para ajudar os usuários a entender claramente as mudanças de dados on-chain a curto ou longo prazo.
Nesta seção, vamos analisar os tipos mais importantes e comumente usados de tabelas.
Gráfico: Gráfico de crescimento do fornecimento de Ether Fonte: https://eterscan.io/
O gráfico de crescimento do fornecimento de Ether mostra a divisão das recompensas diárias de bloco do Ether, recompensas de aposta Eth 2.0 e taxas de queima do EIP 1559, adicionadas e subtraídas para chegar ao fornecimento diário total de Ether. Esses dados refletem a produção diária atual de Ether e são usados para estudar o fornecimento total e a deflação do Ether. Pode-se concluir a partir do gráfico que a produção atual de Ether está tendendo para uma estabilização e o número de Ether produzido por dia está diminuindo.
Gráfico: Gráfico de Negociação Diária do Ethereum Fonte: https://etherscan.io/
Gráfico: Gráfico de Negociação Diária de Tokens ERC 20 Fonte: https://etherscan.io/
O Gráfico de Negociação Diária do Ether e o Gráfico de Negociação Diária do Token ERC 20 expressam a negociação diária total de ETH e outros tokens ERC 20 na cadeia do Ether. Observando esses dois conjuntos de gráficos, você pode ter uma imagem mais clara do status atual de negociação e tendência do mercado.
Figura: Gráfico de endereço exclusivo do Ether Fonte: https://etherscan.io/
O gráfico de Endereços Únicos do Ethereum exibe o número de endereços únicos no Ethereum, bem como suas tendências de crescimento, e é usado para avaliar o número atual de usuários do Ethereum, bem como seu crescimento. No entanto, deve-se notar que o número total de endereços únicos não representa o número real de usuários, pois os usuários frequentemente criam vários endereços para participar de atividades on-chain.
Figura: Gráfico de endereços ERC 20 ativos Fonte: https://etherscan.io/
Diariamente, o gráfico de Endereços ERC 20 Ativos exibe o número de endereços únicos de remetentes ou destinatários de tokens ERC 20 ativos. Esses dados refletem o aumento na atividade on-chain e permitem que os usuários avaliem facilmente o número de usuários atualmente participando do mercado Ethereum e a temperatura do mercado.
Figura: Gráfico de Preço Médio do Gás Fonte: https://etherscan.io/
O gráfico do Preço Médio do Gás mostra o preço médio diário do Gás na Etherchain. Os dados refletem principalmente a densidade da atividade de negociação na cadeia, e sempre que o preço médio diário do Gás aumenta, indica que contratos populares estão sendo negociados com frequência.
Figura: Gráfico de Taxas de Transação da Rede Ether Fonte: https://etherscan.io/
O gráfico de taxas de transação da Rede Ethereum mostra a quantidade de Ether usada para liquidar na cadeia Ethereum. Quanto maior o número de transações na Etherchain, maiores as taxas de transação, e vice-versa. Os dados também refletem, em certa medida, o sucesso da atividade comercial da cadeia.
Quando nos envolvemos em transações financeiras blockchain, normalmente usamos um recurso conhecido como Aprovação de Token. Quando você usa um produto DEX ou DEFI, interagirá com contratos inteligentes que fazem a maior parte do trabalho para você nos bastidores. No entanto, para que essas aplicações executem serviços financeiros para você, elas devem ter acesso aos seus ativos, portanto, enviarão solicitações únicas para chamar seus ativos. Quando você não precisar mais usar o programa para executar serviços financeiros para você, poderá verificar e revogar as aprovações de quaisquer dApps vinculados à sua carteira no recurso de Aprovação de Token Ethereum do Etherscan na cadeia Etherscan.
Figura: Portal de verificação de autorização do Ether Fonte:https://etherscan.io/
Esta página é acessível através da guia 'Aprovações de Token' no menu suspenso 'Mais' no topo da página. Clique em 'Conectar ao Web3' no meio da página para selecionar o link para sua carteira quente comum (como Metamask), e então você pode visualizar todas as autorizações atuais das aplicações de Ether dessa carteira, incluindo autorizações ERC-20, ERC-721 e ERC-1155. Quando você visualizar quaisquer licenças suspeitas, clique em 'Revogar' para revogá-las se tiver gasto mais do que o valor acordado ou não estiver mais interessado em seus serviços.
O explorador de blocos é uma ótima ferramenta para entender e aprender rapidamente sobre o blockchain, e a maioria dos exploradores de blocos no mercado são semelhantes ao Etherscan. Podemos acompanhar a evolução de vários ecossistemas de cadeias públicas usando e aprendendo o explorador de blocos regularmente. Você pode usá-lo para verificar transações on-chain, monitorar carteiras e encontrar contratos inteligentes, acessar DEFI e NFT, e obter mais insights e dados reais para apoiar certas atividades blockchain.
Eterscan é uma ferramenta importante projetada para buscar informações sobre transações no Ethereum.
O explorador de blocos é uma das ferramentas mais importantes para navegar em dados e informações de blockchain, simplesmente falando, é uma ferramenta de busca como o Google. A diferença é que digitamos palavras-chave no Google Chrome, enquanto no explorador de blocos, digitamos um ID de transação, endereço de contrato, endereço de carteira ou hash de bloco.
Quando inserimos diferentes parâmetros, o navegador blockchain nos fornecerá informações diferentes, por exemplo: quando consultamos um ID de transação, obteremos detalhes específicos da transação, como taxa de transação, endereço de ambos os lados da transação, altura do bloco, e assim por diante; quando consultamos o endereço do contrato de uma moeda específica, obteremos detalhes da moeda, como código do contrato, parâmetros da moeda, parâmetros do endereço de detenção da moeda, e assim por diante.
Origem: Etherscan Origem: https://etherscan.io/
Além do Etherscan, múltiplas blockchains públicas estão ativas no mercado ao mesmo tempo, e cada blockchain pública tem seu próprio algoritmo e ecossistema, o que leva ao explorador de blocos inicialmente projetado para oferecer suporte principalmente à busca de informações de uma única blockchain pública, fazendo com que cada blockchain pública tenha seu próprio explorador de blocos. Enquanto isso, à medida que a tecnologia avançava, o explorador de blocos evoluiu gradualmente de um explorador de bloco de moeda única para um navegador que integra a busca de informações de várias moedas, permitindo que os usuários pesquisem informações de múltiplas blockchains públicas ao mesmo tempo.
Explorador de blocos comum e explorador de blocos multi-moedas num piscar de olhos.
Nome do projeto | Nome do explorador | Site | Tipo |
Bitcoin | Bitaps | https://bitaps.com/ | Cadeia única |
Solana | SolScan | https://solscan.io/ | Single-chain |
Tron | TronScan | https://tronscan.org/ | Single-chain |
Binance Smart Chain | Bscscan | https://bscscan.com/ | Cadeia única |
Blockchain | Blockchain.com | https://www.blockchain.com | Multi-cadeia |
Blockchair | Blockchair.com | https://blockchair.com/ | Multi-cadeia |
Graças à natureza aberta e transparente do navegador blockchain, que é uma ferramenta importante que devemos aprender no campo blockchain, podemos acessar rapidamente as informações on-chain que precisamos saber. Neste artigo, usaremos o Etherscan como exemplo para explicar como o explorador de blocos funciona e como usá-lo para cada atividade de busca on-chain.
Etherscan é um explorador de blocos que permite visualizar dados de transações públicas, interagir com contratos inteligentes e visualizar informações de endereço na blockchain Etherscan. Como a apresentação de dados nativos na blockchain Ethereum é principalmente na forma de código, o que é difícil para a pessoa comum consultar e ler, um explorador de blocos como o Etherscan foi desenvolvido para aprimorar a experiência do usuário e permitir que os usuários procurem e aprovem a autorização na blockchain Ethereum e visualizem todas as atividades relacionadas, incluindo tokens, contratos inteligentes e endereços de carteira, pesquisando dados on-chain.
Eterscan pode ser usado como uma fonte de informações sobre blockchain e banco de dados de contratos inteligentes. Podemos usá-lo para os seguintes fins:
Vale ressaltar que todos os dados acima estão disponíveis gratuitamente e que os usuários não precisam pagar nada. O explorador de blocos Etherscan exibe os dados correspondentes da Ethereum na cadeia de blocos de forma muito simples e amigável ao usuário.
Para aprender Eterscan com metade do esforço, primeiro devemos entender os termos comumente usados no explorador de blocos:
Termos do explorador de blocos:
Hash do Bloco
Valor do parâmetro único que representa um bloco
Txn Hash
Valor de parâmetro único representando uma transação específica
Tx/Txns
Refere-se a transações e coleções de transações na cadeia
Txns Pendentes
Refere-se a um grupo de transações em andamento
transações internas de contrato
Refere-se a transações dentro de um contrato
Bk/Bloco
Refere-se a um bloco na cadeia
Altura do bloco
Refere-se à altura do bloco, geralmente seguida por uma sequência de números, como Altura do Bloco 15888669
Tamanho
Refere-se ao tamanho do bloco, não a um valor fixo, varia com o número de transações e contratos realizados pelo bloco
Saldo
Refere-se ao número de Tokens detidos por uma mudança de endereço
Gas
O custo da transação Ethereum, geralmente medido em Gwei, é 1ETH = 10**9 GWei
Taxa
Um valor total pago pelo usuário pela transação/bloco
Timestamp
Preciso aos segundos
Recompensa por Bloco
Refere-se às recompensas que podem ser obtidas ao empacotar o bloco.
Endereço
Refere-se ao endereço de negociação específico
Endereço do Contrato
Refere-se a um endereço de contrato específico
Esta seção mostrará como usar o Etherscan para localizar diferentes atividades on-chain. Você aprenderá como procurar detalhes da transação, atividade do endereço da carteira e cancelamento da autorização do contrato, bem como acessar contratos inteligentes, etc. O Etherscan tem uma interface de usuário fácil de usar, ideal para iniciantes.
Origem: campo de pesquisa da página inicial do site oficial Origem: https://etherscan.io/
Através do campo de pesquisa na página inicial do Etherscan, podemos copiar e colar diretamente o hash da transação, a altura do bloco, os endereços da carteira, os endereços do contrato e os nomes das moedas para buscar as informações que desejamos.
Por exemplo, cole o hash da transação para buscar diretamente os detalhes sobre a transação específica.
Origem: procurar o hash da transação no gráfico de resultados do Etherscan Origem: https://etherscan.io/
Ou, cole endereços de carteira para pesquisar diretamente todas as transações para esse endereço de carteira;
Origem: pesquisar endereços de carteira no gráfico de resultados do Eterscan Origem: https://eterscan.io/
Ao utilizar a função de pesquisa, o navegador fornecerá todas as informações relacionadas à transação, como o status da transação, o valor da transação, o número do bloco, o horário, o custo da transação, com quem é a transação, e assim por diante. Além de usar a barra de pesquisa, você também pode encontrar transações indo para a guia 'Blockchain' na navegação superior e clicando em 'Ver Txns', ou clicando em 'Ver Transações Pendentes' para encontrar transações. Essas páginas possuem caixas de pesquisa no topo para facilitar a busca entre endereços, nomes de moedas, hash de transação, altura do bloco e domínios ENS.
Se você não tem um endereço de transação ou hash de transação, você pode usar o endereço de transferência de entrada ou saída associado à transação e procurar transações feitas nesse endereço. Depois de entender como usar Eterscan para pesquisas de transação, você achará simples usar os outros recursos.
Assim como a busca por transações, a busca por informações sobre criptomoedas também pode ser feita através da caixa de pesquisa. A diferença é que os nomes das moedas não são únicos. Pode haver várias moedas com o mesmo nome na mesma blockchain, e apenas o endereço dos contratos inteligentes emitidos pela moeda é único. A aparição de várias moedas idênticas geralmente acontece quando alguns novos projetos emitem tokens, e hackers pretendem confundir os nomes das moedas para fraudar os usuários de seus ativos.
Portanto, ao procurar informações específicas sobre um token, é melhor obter o endereço exato do contrato do token por meio de sites oficiais, comunidades, blogs, etc.
Fonte: pesquise o endereço do contrato SUSHI no gráfico de resultados do Eterscan. Fonte: https://etherscan.io/
Vamos pegar SUSHI como exemplo e discutir alguns dados e uso comuns. Assim que chegarmos na página de detalhes da moeda SUSHI, podemos acessar as seguintes informações, incluindo
Ao clicar nos Detentores abaixo, podemos visualizar os endereços de carteira específicos que atualmente possuem SUSHI e a quantidade deles, a porcentagem do fornecimento total que ocupam, e outras informações.
Fonte: Gráfico de detentores de SUSHI no site oficial do Etherscan Fonte: https://etherscan.io/
Ao clicar em Contrato, podemos visualizar o código de contratos inteligentes da SUSHI; ao clicar em Analytics, podemos visualizar o preço histórico e os dados totais da SUSHI, como volume de negociação e endereços de negociação desde o momento da emissão até agora.
Fonte: Gráfico de código de contrato SUSHI no site oficial do Etherscan Fonte: https://etherscan.io/
Eterscan fornece gráficos e estatísticas aos usuários de forma muito amigável, que podem ser acessados rapidamente através de "Gráficos & Estatísticas" na guia "Recursos" no topo do site.
Os gráficos e estatísticas mostram uma visão abrangente de todas as atividades na blockchain Eterscan e são divididos em sete categorias para uma análise fácil, incluindo dados de mercado do Ethereum, dados da blockchain, painel de controle, dados da rede, estatísticas populares, dados do serviço de nome de domínio Ethereum (ENS) e dados de contratos inteligentes. Esses dados são apresentados na forma de gráficos para ajudar os usuários a entender claramente as mudanças de dados on-chain a curto ou longo prazo.
Nesta seção, vamos analisar os tipos mais importantes e comumente usados de tabelas.
Gráfico: Gráfico de crescimento do fornecimento de Ether Fonte: https://eterscan.io/
O gráfico de crescimento do fornecimento de Ether mostra a divisão das recompensas diárias de bloco do Ether, recompensas de aposta Eth 2.0 e taxas de queima do EIP 1559, adicionadas e subtraídas para chegar ao fornecimento diário total de Ether. Esses dados refletem a produção diária atual de Ether e são usados para estudar o fornecimento total e a deflação do Ether. Pode-se concluir a partir do gráfico que a produção atual de Ether está tendendo para uma estabilização e o número de Ether produzido por dia está diminuindo.
Gráfico: Gráfico de Negociação Diária do Ethereum Fonte: https://etherscan.io/
Gráfico: Gráfico de Negociação Diária de Tokens ERC 20 Fonte: https://etherscan.io/
O Gráfico de Negociação Diária do Ether e o Gráfico de Negociação Diária do Token ERC 20 expressam a negociação diária total de ETH e outros tokens ERC 20 na cadeia do Ether. Observando esses dois conjuntos de gráficos, você pode ter uma imagem mais clara do status atual de negociação e tendência do mercado.
Figura: Gráfico de endereço exclusivo do Ether Fonte: https://etherscan.io/
O gráfico de Endereços Únicos do Ethereum exibe o número de endereços únicos no Ethereum, bem como suas tendências de crescimento, e é usado para avaliar o número atual de usuários do Ethereum, bem como seu crescimento. No entanto, deve-se notar que o número total de endereços únicos não representa o número real de usuários, pois os usuários frequentemente criam vários endereços para participar de atividades on-chain.
Figura: Gráfico de endereços ERC 20 ativos Fonte: https://etherscan.io/
Diariamente, o gráfico de Endereços ERC 20 Ativos exibe o número de endereços únicos de remetentes ou destinatários de tokens ERC 20 ativos. Esses dados refletem o aumento na atividade on-chain e permitem que os usuários avaliem facilmente o número de usuários atualmente participando do mercado Ethereum e a temperatura do mercado.
Figura: Gráfico de Preço Médio do Gás Fonte: https://etherscan.io/
O gráfico do Preço Médio do Gás mostra o preço médio diário do Gás na Etherchain. Os dados refletem principalmente a densidade da atividade de negociação na cadeia, e sempre que o preço médio diário do Gás aumenta, indica que contratos populares estão sendo negociados com frequência.
Figura: Gráfico de Taxas de Transação da Rede Ether Fonte: https://etherscan.io/
O gráfico de taxas de transação da Rede Ethereum mostra a quantidade de Ether usada para liquidar na cadeia Ethereum. Quanto maior o número de transações na Etherchain, maiores as taxas de transação, e vice-versa. Os dados também refletem, em certa medida, o sucesso da atividade comercial da cadeia.
Quando nos envolvemos em transações financeiras blockchain, normalmente usamos um recurso conhecido como Aprovação de Token. Quando você usa um produto DEX ou DEFI, interagirá com contratos inteligentes que fazem a maior parte do trabalho para você nos bastidores. No entanto, para que essas aplicações executem serviços financeiros para você, elas devem ter acesso aos seus ativos, portanto, enviarão solicitações únicas para chamar seus ativos. Quando você não precisar mais usar o programa para executar serviços financeiros para você, poderá verificar e revogar as aprovações de quaisquer dApps vinculados à sua carteira no recurso de Aprovação de Token Ethereum do Etherscan na cadeia Etherscan.
Figura: Portal de verificação de autorização do Ether Fonte:https://etherscan.io/
Esta página é acessível através da guia 'Aprovações de Token' no menu suspenso 'Mais' no topo da página. Clique em 'Conectar ao Web3' no meio da página para selecionar o link para sua carteira quente comum (como Metamask), e então você pode visualizar todas as autorizações atuais das aplicações de Ether dessa carteira, incluindo autorizações ERC-20, ERC-721 e ERC-1155. Quando você visualizar quaisquer licenças suspeitas, clique em 'Revogar' para revogá-las se tiver gasto mais do que o valor acordado ou não estiver mais interessado em seus serviços.
O explorador de blocos é uma ótima ferramenta para entender e aprender rapidamente sobre o blockchain, e a maioria dos exploradores de blocos no mercado são semelhantes ao Etherscan. Podemos acompanhar a evolução de vários ecossistemas de cadeias públicas usando e aprendendo o explorador de blocos regularmente. Você pode usá-lo para verificar transações on-chain, monitorar carteiras e encontrar contratos inteligentes, acessar DEFI e NFT, e obter mais insights e dados reais para apoiar certas atividades blockchain.